<\/HEAD>
Bem, antes de eu sair para o fim de semana, estava revisando alguns outros comentários e encontrei um sobre a licença do ArcGIS Pro. Como muitos de vocês provavelmente pensaram, o ArcGIS Pro estaria disponível com sua compra padrão de um novo produto ArcGIS, ou com uma atualização. Parece que a ESRI estragou <\/SPAN> meu fim de semana e está me fazendo reconsiderar minha lealdade a eles, tornando o ArcGIS Pro uma licença somente online, como Adobe Creative Cloud ou Office 365. Assim como esses, se você parar de pagar seu contrato anual de manutenção, o software para de funcionar.<\/P> <\/P>Eu tenho defendido o ArcGIS Pro e aprendido a usá-lo, no entanto, com essa nova informação, tenho que repensar se quero investir meu tempo e esforço neste produto. As consequências a longo prazo para mim, como proprietário de uma pequena empresa GIS, é que se eu parar minhas assinaturas, perderei meus layouts, scripts, projetos, uso completo dos meus dados (embora os dados possam ser recuperados por outras formas na maioria das vezes) etc. etc. Acho que qualquer pessoa considerando o ArcGIS Pro deveria se preocupar com essa estratégia de licenciamento, pois a ESRI agora está prendendo você a uma vida inteira usando seus produtos. Parece novamente que o gigante está tentando afirmar sua autoridade sem levar em conta a opinião de todos. Além disso, como se espera que o ArcGIS Pro substitua o ArcGIS nos próximos anos, onde isso nos deixa quando o suporte for interrompido até mesmo para nosso velho confiável? Vamos precisar rodar versões do ArcGIS dentro do ambiente VMWare apenas para garantir que possamos acessar nossos próprios projetos e trabalhos?<\/P> <\/P>Um grande problema que parece ser sentido pelos primeiros adotantes e testadores deste produto é que a falta de transparência em torno do licenciamento é tão severa que deixou uma cicatriz possivelmente indelével e permanente em nós. Com softwares e ferramentas GIS open source como QGIS, MapWindow, Cesium e todos os outros disponíveis, será este o começo de uma revolta contra a ESRI, puramente por empurrar seus clientes legais e consumidores longe demais?<\/P> <\/P>Para ler as várias avaliações e diálogos, por favor visite as postagens originais no link abaixo:<\/EM><\/P>Licença do ArcGIS Pro : Licença por assinatura - expirará quando a manutenção parar<\/A><\/EM><\/P><\/BODY><\/HTML>