Introdução
Meu nome é Shrishti Sharma, sou estudante de doutorado em Sistemas de Informação Geoespacial na Claremont Graduate University e Redatora Técnica na Anytrek, Califórnia. Sempre acreditei que a pesquisa mais significativa começa com uma pergunta simples nascida da vida real. Para mim, essa pergunta é: por que algumas comunidades ainda enfrentam dificuldades com algo tão fundamental quanto eletricidade confiável?

Neste post, gostaria de compartilhar a história por trás dessa pergunta, como minhas próprias experiências crescendo na Índia despertaram meu interesse por justiça energética, e por que acredito que o GIS tem o poder de revelar padrões, orientar decisões mais inteligentes e ajudar a criar uma infraestrutura mais equitativa para comunidades que há muito tempo foram negligenciadas.
Crescendo em uma pequena cidade chamada Raipur, no estado de Chhattisgarh, Índia, as quedas de energia eram simplesmente parte do dia a dia. E ainda é para algumas partes da sociedade.
Durante os meses quentes de verão, a eletricidade desaparecia por horas e às vezes até por uma noite inteira. Minha família levava travesseiros e lençóis para o telhado, esperando que uma brisa fresca tornasse possível dormir para nós crianças. Na maioria das vezes, a noite terminava com picadas de mosquito, sono interrompido e outra manhã perguntando quando a eletricidade voltaria.
Na época, eu supunha que isso era normal.
À medida que cresci e busquei educação superior em grandes cidades, e quando vim para os Estados Unidos, comecei a perceber que eletricidade confiável é algo que muitas pessoas raramente pensam. Para elas, não é reconhecido como um problema. No entanto, para milhões de famílias em áreas rurais da Índia, o acesso confiável à eletricidade permanece incerto.