Introdução
Meu nome é Shrishti Sharma, sou estudante de doutorado em Sistemas de Informação Geoespacial na Claremont Graduate University e Redatora Técnica na Anytrek, Califórnia. Sempre acreditei que a pesquisa mais significativa começa com uma pergunta simples nascida da vida real. Para mim, essa pergunta é: por que algumas comunidades ainda enfrentam dificuldades com algo tão fundamental quanto eletricidade confiável?

Neste post, gostaria de compartilhar a história por trás dessa pergunta, como minhas próprias experiências crescendo na Índia despertaram meu interesse por justiça energética, e por que acredito que o GIS tem o poder de revelar padrões, orientar decisões mais inteligentes e ajudar a criar uma infraestrutura mais equitativa para comunidades que há muito tempo foram negligenciadas.
Crescendo em uma pequena cidade chamada Raipur, no estado de Chhattisgarh, Índia, as quedas de energia eram simplesmente parte do dia a dia. E ainda é para algumas partes da sociedade.
Durante os meses quentes de verão, a eletricidade desaparecia por horas e às vezes até por uma noite inteira. Minha família levava travesseiros e lençóis para o telhado, esperando que uma brisa fresca tornasse possível dormir para nós crianças. Na maioria das vezes, a noite terminava com picadas de mosquito, sono interrompido e outra manhã perguntando quando a eletricidade voltaria.
Na época, eu supunha que isso era normal.
À medida que cresci e busquei educação superior em grandes cidades, e quando vim para os Estados Unidos, comecei a perceber que eletricidade confiável é algo que muitas pessoas raramente pensam. Para elas, não é reconhecido como um problema. No entanto, para milhões de famílias em áreas rurais da Índia, o acesso confiável à eletricidade permanece incerto.
Durante minha viagem mais recente à Índia no ano passado, visitei a cidade natal da minha avó. Fiquei surpresa ao descobrir que muitos dos mesmos desafios ainda existiam. Honestamente, como não usamos geradores ou inversores de energia, minha casa teve cortes de energia quase todos os dias por alguns minutos a horas. Cortes longos de energia, serviço não confiável e interrupções frequentes continuaram afetando a vida diária. Isso me fez fazer uma pergunta simples:
Por que algumas comunidades ainda estão enfrentando esses desafios e como o GIS pode nos ajudar a entendê-los melhor?
Olhando Além da Queda de Energia
Cortes de energia são frequentemente vistos como falhas técnicas isoladas, mas geralmente são sintomas de desafios maiores e interconectados.
Algumas comunidades podem ter infraestrutura elétrica envelhecida.
Outras podem estar localizadas longe das subestações ou redes de distribuição.
Clima extremo, aumento da demanda por eletricidade, terreno difícil e investimento limitado podem contribuir para um serviço não confiável.
O resultado é mais do que um inconveniente.
A eletricidade afeta quase todos os aspectos da vida diária:
- Estudantes estudando para exames
- Agricultores dependendo de sistemas de irrigação
- Pequenos negócios servindo suas comunidades
- Clínicas de saúde armazenando vacinas e medicamentos
- Famílias simplesmente tentando dormir durante uma noite quente de verão
Eletricidade confiável não é apenas uma questão de engenharia — é uma questão de equidade.
Aqui é onde o conceito deEnergyJustice se torna importante.
O Que É Justiça Energética?
A justiça energética questiona se todos têm acesso justo a energia acessível, confiável e sustentável.
Reconhece que onde uma pessoa mora não deve determinar se ela pode estudar após o pôr do sol, manter medicamentos refrigerados ou operar um pequeno negócio.
Infelizmente, essas disparidades frequentemente apresentam um padrão geográfico.
E geografia é exatamente onde o GIS se destaca.
Por Que o GIS Importa
Quando comecei a estudar GIS e criar mapas usando ArcGIS Online, percebi que mapas podiam responder perguntas que relatórios tradicionais muitas vezes não conseguem.
Em vez de perguntar apenas:
class="lia-align-justify" style="text-align : justify;">O fluxo de trabalho na Figura 1 ilustra como o GIS transforma dados brutos em insights significativos. Em vez de analisar cada conjunto de dados isoladamente, ArcGIS Online e ArcGIS Pro possibilitam integrar múltiplas camadas de informação geográfica e <\/SPAN>examinar como elas interagem. Ferramentas de análise espacial, como análise de Sobreposição, análise de Hot Spot e Análise de Rede, podem então revelar <\/SPAN>padrões, identificar comunidades desatendidas e destacar áreas onde investimentos em infraestrutura podem ter o maior impacto. <\/SPAN> <\/SPAN><\/P>Uma Abordagem Baseada em GIS <\/STRONG><\/FONT><\/P>Seguindo <\/SPAN>este fluxo de trabalho<\/SPAN>, o primeiro passo seria<\/SPAN> reunir<\/SPAN> conjuntos de dados como:<\/SPAN> <\/SPAN><\/P>Subestações elétricas<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Redes de transmissão e distribuição<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Limites das vilas<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Densidade populacional<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Escolas e hospitais<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Elevação e terreno<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Mapas de risco de inundação e calor<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Imagens de satélite<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Registros históricos de interrupções<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI>Potencial de energia renovável<\/SPAN> <\/SPAN><\/LI><\/OL>Em vez de visualizar cada conjunto de dados independentemente, o GIS nos permite visualizar como eles interagem.<\/SPAN> <\/SPAN><\/P>Usando ArcGIS Pro, eu poderia aplicar <\/SPAN>Análise de Hot Spot <\/SPAN>para <\/SPAN>identificar <\/SPAN>aglomerados estatisticamente significativos de desafios recorrentes no fornecimento de eletricidade. Isso ajudaria a distinguir casos isolados de regiões que enfrentam problemas persistentes de confiabilidade que podem merecer investigação adicional. <\/SPAN>
ArcGIS Análise de Rede poderia ajudar a avaliar como a proximidade a subestações ou infraestrutura de transmissão influencia a confiabilidade da eletricidade.
A modelagem de adequação poderia identificar locais onde microrredes solares descentralizadas ou outras soluções de energia renovável podem proporcionar o maior benefício.
Os resultados poderiam ser compartilhados por meio do ArcGIS Dashboards, permitindo que formuladores de políticas e provedores de utilidades explorem padrões de interrupção interativamente e priorizem investimentos em infraestrutura.
O objetivo não é simplesmente criar mapas.
O objetivo é criar melhores decisões.
Para explorar essas questões, criei o mapa abaixo usando ArcGIS Online e dados publicamente disponíveis do Ministério da Energia, Governo da Índia. Ao visualizar o fornecimento médio diário de eletricidade rural pelos estados e territórios da união da Índia, o mapa revela padrões geográficos que são muito mais difíceis de reconhecer apenas em uma planilha.
Figura 2. Mapeando Justiça Energética na Índia: Fornecimento médio diário de eletricidade rural por estado e território da união (AF2023–24). Mapa criado pelo autor usando ArcGIS Online com dados do Ministério da Energia, Governo da Índia.
A primeira vista, o mapa revela que o fornecimento rural de eletricidade não é distribuído uniformemente pela Índia. Estados sombreados em verde representam o maior fornecimento médio diário de eletricidade, enquanto azul indica níveis relativamente altos. Amarelo e laranja destacam estados com disponibilidade moderada a baixa de eletricidade, e vermelho identifica regiões com o menor fornecimento médio diário. Em vez de visualizar esses valores em uma planilha, ArcGIS Online torna esses padrões geográficos imediatamente visíveis, ajudando a revelar onde existem disparidades e suscitando mais perguntas sobre os fatores infraestruturais, ambientais e socioeconômicos que podem contribuir para elas. Embora este mapa não explique por que essas diferenças ocorrem, ele demonstra como a visualização espacial pode transformar d ados em insights que guiam análises mais profundas.
Da Experiência Pessoal à Pesquisa
As noites que passei dormindo nos telhados porque não havia eletricidade estão entre minhas primeiras memórias.
Anos depois, essas memórias se tornaram uma das motivações por trás dos meus interesses em pesquisa.
Como estudante de doutorado em GIS, minha pesquisa foca em como tecnologias geoespaciais podem apoiar um planejamento mais equitativo e resiliente de infraestrutura energética em áreas rurais da Índia. Minha dissertação examinará como a análise geoespacial e as tecnologias ArcSI SPP podem ser usadas para identificar e ajudar a descobrir os padrões espaciaisPdetrás dos desafios na confiabilidade da eletricidadePem áreas rurais da Índia e informar decisões baseadas em dados para futuros investimentos em infraestrutura. Embora minha pesquisa seja centrada na Índia,Pdesejo que os métodos e insightsPP.P PP
s GIS não pode gerar eletricidadesPAN>s ou substituir sinfraestrutura envelhecida. Mas ao usar ferramentas como ArcGIS Online, ArcGIS Pro e ArcGIS Dashboards, ele pode revelar padrões espaciais, identificar comunidades desatendidas e apoiar decisões baseadas em evidências que melhoram a vida das pessoas. sPAN>s & nbsp ; </ s PAN > < / p >
< p class = " lia - align - justify " style = " text - align : justify ; " > < s PAN > Não pode substituir transformadores envelhecidos ou construir novas linhas de transmissão . < / s PAN > < / p >
< p class = " lia - align - justify " style = " text - align : justify ; " > < s PAN > Mas pode nos ajudar a entender onde existem as maiores necessidades , revelar padrões que permaneceriam ocultos , e apoiar decisões que melhoram a vida das pessoas . < / s PAN > < / p >
< p class = " lia - align - justify " style = " text - align : justify ; " > < s PAN > Para mim , este é um dos aspectos mais empolgantes do GIS . < / s PAN > < / p >
< p class = " lia - align - justify " style = " text - align : justify ; " > < s PAN > Ele transforma experiências pessoais em oportunidades para pesquisas significativas e impacto no mundo real . < / s PAN > < / p >
< p class = " lia - align - justify " style = " text - align : justify ; " > < s PAN > Talvez a próxima geração de crianças crescendo em comunidades rurais não se lembre das noites dormindo nos telhados porque faltou energia . < / s PAN > < / p >
< p class = " lia - align - justify " style = " text - align : justify ; " > < s PAN > Talvez eles simplesmente se lembrem das luzes acesas . < / s PAN >