Rural Water District Goes High Accuracy<\/A><\/P><\/P>
P1: O estudante estava coletando apenas pontos acima do solo? Como vocês coletaram os pontos abaixo do solo (dutos)?
R1: Sim, o estudante estava coletando apenas pontos acima do solo.
A única forma de coletar pontos abaixo do solo seria já ter a utilidade marcada por meio de fio traçador, tê-la exposta, ou usar algo como radar de penetração no solo para marcar a linha primeiro.<\/P>
P2: Qual foi o dispositivo portátil usado?
R2: O primeiro portátil que a Le-ax começou a usar foi um Trimble GeoXT 2005. A segunda unidade foi um Trimble GeoXH 2008.<\/P>
P3: Você pode identificar o fabricante e modelo da unidade GPS portátil?
R3: Eos Positioning Systems, Arrow 100 GNSS<\/P>
P4: Atualmente o app Collector não pode funcionar offline se você estiver usando tabelas relacionadas. Isso está sendo resolvido?
R4: Eu realmente não posso responder essa. Eu não uso tabelas relacionadas. Eu recomendaria entrar em contato com a Comunidade Collector dentro do ESRI Online e fazer essa pergunta. Alguém deve responder.<\/P>
P5: Qual unidade GPS externa você está usando?
R5: Eos Positioning Systems, Arrow 100 GNSS<\/P>
P6: Temos uma série GeoXH 2008, isso funcionará com o Collector usando qualquer dispositivo móvel como um telefone Samsung?
R6: Eu não sei como você faria isso funcionar. Não acho que você poderia conectar um dispositivo inteligente ao GeoXH para usar seu GPS interno.<\/P>
P7: Entendo usar um iPad para coletar pontos. Minha pergunta é se você verificou a precisão dos dados. Alguma chance de você ter verificado em um ponto GPS conhecido como um monumento USGS? Se sim, quão próximo estava?
R7: Se você configurar corretamente os campos na feição que está coletando, o Arrow 100 GNSS passará os metadados para o Collector. Você pode então visualizar essa informação nos atributos.
Não, eu não verifiquei com um ponto GPS conhecido. Nosso condado tem imagens aéreas de 3 polegadas onde podemos facilmente ver nossos hidrantes, e às vezes válvulas e tampas de poço de medidor. Se os pontos coletados aparecem sobre essas feições identificáveis então estou satisfeito com os dados que recebo. Embora, quando tiver tempo provavelmente compararei com um ponto USGS conhecido.<\/P>
P8: O que vocês consideram 'alta precisão'?
R8: Se tivermos uma rede disponível onde eu possa conectar à nossa rede RTK, eu considero
Subpé como alta precisão. Onde trabalhamos, entretanto, uma conexão de dados nem sempre está disponível então quando usamos o serviço de correção diferencial do Arrow 100, estamos submetro. Geralmente ficamos em torno de 0,5 metros. A área onde trabalhamos é bastante montanhosa e contém muita área florestal. <\/P>
<\/P>
P9: E quanto ao GeoXH acoplado a um Rangefinder?
R9: Não tenho experiência com esse tipo de configuração.<\/P>
P10: Air 100?
R10: Eos Positioning Systems, Arrow 100 GNSS
P11: Múltiplas pessoas podem coletar dados simultaneamente no mesmo mapa\/versão ou cada pessoa faz upload\/sincroniza sua própria versão?
R11: Sim, eles estão coletando dados usando o mesmo mapa e dados, não seus próprios.
P12: Como vocês lidam com deslocamentos? (Ex.: pontos que você não pode ocupar). E quanto ao deslocamento entre a tampa da válvula e o tubo principal se for uma válvula borboleta?
R12: Pessoalmente não temos situações que requerem deslocamento, ou ainda não tivemos. Entendo o que você está perguntando, mas não acho que exista uma forma de pegar um ponto e depois deslocar esse ponto 10 pés e usar isso como a feição coletada. Você certamente pode pegar um ponto e depois arrastá-lo para uma área na tela (se tivesse uma imagem aérea para referência), mas teria que ser uma imagem aérea de resolução muito alta para manter algum tipo de precisão.
Todas as nossas válvulas são válvulas gaveta.<\/P>
P13: Você pode coletar pontos com o Collector e depois fazer upload para ArcGIS desktop? Esse é um processo fácil?
R13: Quando você coleta com o Collector, os pontos são automaticamente atualizados no ArcGIS Online (AGOL). Você pode então baixar esses pontos fazendo login no AGOL pelo menu Arquivo e clicando em Adicionar Dados e escolhendo Adicionar Dados do ArcGIS Online. Quando a janela aparecer, clique em Meu Conteúdo e selecione a camada que deseja adicionar.<\/P>
P14: Que tipos de receptores GPS o Collector suporta para coleta de alta precisão? (Para receber os metadados.)
R14: Por favor use este link como referência:
https:\/\/doc.arcgis.com\/en\/collector\/ios\/create-maps\/gps-receiver-support.htm<\/A><\/P>
P16: Você pode explicar o que é uma rede RTK? Quanto custa? Como se conecta à rede RTK.
R16: Posicionamento cinemático em tempo real (RTK) fornece correção para um receptor GPS compatível. Estação Virtual de Referência (VRS) é um sistema composto por hardware e software projetado para facilitar posicionamento GPS\/GNSS em tempo real baseado em um conjunto de estações de referência. Através da internet utilizamos a rede VRS do Departamento de Transporte de Ohio para nos fornecer essa correção para nosso Arrow 100. Isso é o que nos leva de submetro até polegadas.<\/P>
P17: Não conseguimos localizar os detalhes de login da nossa conta organizacional gratuita do ArcGIS Online incluída com nosso ArcGIS Desktop. Gostaríamos de saber se alguém poderia nos ajudar a recuperar o login?
R17: Acho que o que você precisa é seu ID de Cliente ESRI. Acredito que você precise disso para criar sua conta online. Se não encontrar isso eu ligaria para o suporte ao cliente, eles devem poder ajudar.<\/P>
P18: Se já fizemos GPS dos nossos ativos, o collector teria capacidade de encaixar na feição se ela estiver no arquivo shp, correto? Isso é para registro de manutenção em um ativo.
R18: Sim. Você teria que fazer upload do shapefile para AGOL primeiro, ele converteria seu arquivo em uma camada hospedada. Depois que criar um mapa web e adicionar essa camada nele, você poderá selecionar essa feição e atualizar o registro de manutenção. O que descrevo acima é bem simples de fazer.<\/P>
P19: O custo de $2.900 é por um receptor GNSS?
R19: Sim. Para o Arrow 100 o preço foi cerca de $2.900.<\/P>
P20: Vocês tiveram preocupações com segurança ao hospedar todos os seus ativos online?
R20: Não. Eu meio que sentia isso no passado, mas agora não sinto mais. Eu diria que é mais seguro estar hospedado online pela ESRI (e seus parceiros) do que estar no desktop do seu escritório. A única preocupação que acho que teria seria alguém acidentalmente tornar um mapa "público" ao invés de "privado". Você pode controlar isso então não é muito problema se você for quem cria os mapas para serem distribuídos aos funcionários.<\/P>
P21: Vocês compraram\precisaram licenças adicionais do ArcGIS Online para sua equipe de campo?
R21: No começo fiz tudo com nossa única conta gratuita que recebemos com nossa licença ArcGIS Desktop. Quando passamos a ter dois receptores GNSS comprei então o mínimo de 5 licenças online. A equipe de campo usa duas, a equipe do escritório tem uma, eu tenho uma e uma é destinada ao nosso programa de manutenção (válvulas e hidrantes). Isso não significa que outra pessoa não possa logar para outra coisa. Eu não chamaria essas licenças absolutamente dedicadas a esses funcionários\grupos específicos.<\/P>
P22: De onde vocês alugaram o equipamento para teste?
R22: A empresa que usei foi Fondriest Environmental aqui em Ohio. Eles simplesmente enviam um receptor por transporte expresso pra você e dão as instruções sobre como devolvê-lo. Foram muito prestativos.<\/P>
P23: Os dados coletados da água residem no ArcGIS SDE e\ou estão conectados a algum software de gerenciamento de ativos?
R23: Não, os nossos não estão.<\/P>
P24: Vocês tiveram problemas com a integridade dos seus dados? Ex.: confiar em diferentes trabalhadores de campo coletando pontos? Receberam pontos acidentais?
R24: Não realmente. Embora eu não esteja recebendo grandes quantidades de pontos por dia. Em um dia normal eu diria que recebo no máximo 6 pontos. Suponho que poderia receber um ponto acidentalmente, mas você tem que apertar um botão "Enviar" para isso acontecer. Mas se for acidental, você pode simplesmente tocar naquele ponto e deletá-lo.<\/P>
Q25: Quantos créditos você consome pelos serviços?
A25: Eu mesmo consumo muito poucos créditos. Tudo que fiz foi enviar minhas camadas e criar um mapa web. Isso eu acredito que não consome créditos nenhum. Armazenamento consome créditos, mas é muito pouco. Acho que não consumiria 100 créditos durante todo um ano pela quantidade de dados hospedados no AGOL que tenho. Também realmente não usei nenhuma das análises do AGOL ainda. É aí onde se pode consumir grandes quantidades de créditos. Se tudo que você faz é enviar camadas para AGOL e criar mapas então absolutamente não se preocupe com créditos. É extremamente barato.<\/P>
Q26: Travis, qual sua formação?
A26: Sou graduado em Engenharia Mecânica pela Ohio University. Fui consultor privado numa empresa de engenharia antes de começar a trabalhar na Le-Ax Water District. Também sou engenheiro licenciado no Estado de Ohio.
Q27: Como você armazena a precisão dos seus dados na sua geodatabase?
A27: Quando configura a tabela atributo para uma camada específica adiciona nomes específicos para cada campo para que o receptor GNSS passe os metadados ao Collector assim ele popula esses campos. Por exemplo, o nome do campo ESRIGNSS_PDOP representa a precisão PDOP e esse número é passado ao Collector e populado na tabela de atributos.<\/P>
Q28: Como você está diferenciando entre os tubos que você escavou e tirou um ponto GPS em cima do ponto e os tubos cuja localização é estimada?
A28: Com nosso sistema, você poderia praticamente dizer que tudo é estimado. Quando pegamos um ponto que é uma localização de tubo, eu uso esse ponto para ajustar a linha de água. Ainda não fiz isso, mas posso criar um domínio dentro da camada de tubos com 2 campos; um "estimated" e outro "adjusted" ou algo similar e usar cor para diferenciar os dois.<\/P>
Q30: Eu gostaria de saber se você pode fazer o Collector funcionar com um Trimble Geo XH 6000 ou 7X
A30: Eu realmente não posso responder essa pergunta. Você pode querer entrar em contato com a Trimble.<\/P>
Q32: Esse dispositivo GNSS é preciso o suficiente para encontrar válvulas em uma duna de neve? Você consideraria atualizar para o novo Arrow 200 para obter mais precisão em relação às válvulas?
A32: Eu acho que sim. Certamente teria uma haste de sonda e um detector de metal se tivesse neve.
Eu consideraria isso. Está na faixa de $8.000 e na nossa primeira tentativa eu não queria gastar tanto para avaliar tudo. Com o Collector agora suportando receptores GNSS, eu consideraria isso um pouco mais difícil. O tempo que tenho que esperar para adquirir precisão é um dos aspectos mais importantes para mim ao coletar pontos. Se funcionasse tão bem quanto nosso Arrow 100 e fornecesse um pouco mais de precisão quando não conectado a uma rede RTK, então definitivamente consideraria na nossa próxima compra.<\/P>
Q33: Quanto tempo você teve que ficar parado em um ponto para obter alta precisão quando estava perto de árvores ou prédios espelhados?
A33: Realmente tivemos apenas uma ocasião em que nossa precisão foi realmente comprometida e foi quando estávamos perto de um denso grupo de pinheiros que ficavam ao nosso lado oeste e sudoeste. Pelo menos eu acho que esse foi o culpado. Fomos duas vezes ao mesmo local e tivemos efeitos semelhantes na precisão. Não estávamos conectados a uma rede RTK, e as precisões horizontais estavam em torno de alguns metros. É a única vez que vi isso acontecer. Ouvi dizer que pinheiros causam a maior interferência entre todas as árvores. Baseado na nossa experiência, acredito nisso.
Prédios não são um problema para nós já que somos bem rurais. Mas, eu acho que se você estiver perto de prédios, terá acesso à internet e a uma rede RTK, o que deve ajudar com esse problema.<\/P>
Q34: Qual é a porcentagem de pontos coletados que estão abaixo de um pé com essa configuração?
A34: Essa é difícil porque somos um sistema rural. Se tivéssemos uma boa conexão de dados o dia todo, se estivéssemos na cidade por exemplo, eu estaria bastante confiante que cada ponto que coletássemos seria sub-pé. Mas quando perdemos essa conexão de dados, temos que confiar na correção diferencial do receptor. Embora definitivamente forneça correção e melhore a precisão do receptor, você estará olhando para desempenho submetro. Embora eu tenha alcançado precisão de 1 pé apenas com a correção do receptor quando estou aqui na nossa estação de água. É uma área aberta sem árvores ou interferência.<\/P><\/BODY><\/HTML>