<\/HEAD>Muitas mudanças foram feitas no ArcGIS for Desktop 10.1 em relação às conexões de banco de dados dentro do software cliente. A caixa de diálogo Adicionar ConexE3o de Banco de Dados Espacial foi renomeada para Adicionar ConexE3o de Banco de Dados, e novas funcionalidades foram adicionadas, permitindo conexF5es a geobancos empresariais e outros bancos de dados suportados.
Na versE3o 10.1, introduzimos suporte para a string Oracle Easy Connect ao fazer essas conexF5es. Este E9 um mE9todo de nomeaE7E3o Oracle mais simples que vocEA pode usar dentro do parE2metro Instance das propriedades da ConexE3o de Banco de Dados. O mE9todo de nomeaE7E3o Easy Connect elimina a necessidade de consultas ao nome do serviE7o no arquivo tnsnames.ora para ambientes TCP\/IP. Nenhum sistema de nomeaE7E3o ou diretF3rio E9 necessE1rio se vocEA usar este mE9todo.
O Oracle Instant Client E9 uma instalaE7E3o manual leve. VocEA pode obter o Oracle Instant, Runtime ou Administrator Client da Oracle e instalar o cliente no computador cliente, seguindo as instruE7es na sua documentaCC0o Oracle. Ele C0 composto pelos arquivos mC0ximos necessC1rios para fazer conexC5es com banco de dados usando um Cliente Esri; no entanto, nC3o contC9m executC1veis ou ferramentas de configuraC7C5o\/migraC7C5o.
O processo de configuraC7C5o C9 rC1pido:
- Descompacte o conteCDdo baixado em um diretF3rio.<\/LI>
- Adicione o local do diretF3rio do Oracle Instant Client na variC1vel de ambiente do caminho do sistema.
- Exemplo: c:appinstantclient_11_2<\/LI><\/OL><\/LI>
- Teste uma nova conexC3o de banco de dados no ArcCatalog.
- VocCA tambC9m pode testar a conexC3o na janela Catalog no ArcMap.<\/LI><\/OL><\/LI><\/OL>
DICAS:<\/STRONG><\/H3>Para fazer conexC5es com banco de dados dentro do ArcGIS for Desktop, use o Oracle Instant Client 32 bits.<\/LI>Para usar a string Easy Connect com outros clientes Oracle, certifique-se que o arquivo sqlnet.ora tenha EZCONNECT especificado dentro do parCEmetro NAMES.DIRECTORY_PATH (o Instant Client nCA inclui este arquivo por padrC3o).<\/LI>Certifique-se que a instCEncia do banco de dados estC1 configurada para EZCONNECT.<\/LI><\/UL>
<\/A>
Fazer conexC5es com banco e geobanco na versC3o 10.1 ficou um pouco mais fC1cil - boas conexC5es!