O lendário marcador azul, o que você faz?!<\/P><\/DIV>Nossas vidas estão cheias de coisas que muitas vezes ignoramos. Um exemplo, quais são os pequenos refletores azuis na estrada que você vê no caminho de casa do trabalho todos os dias? Eu tentei estabelecer um padrão. Eles estão marcando o centro da faixa? Às vezes eles estão bem na linha central da estrada, às vezes estão bem no meio do seu caminho de roda, thump thump<\/EM>, e às vezes mal estão na estrada. Se você olhar, verá eles o tempo todo; você simplesmente não tem a menor ideia do que eles realmente fazem. A conexão OLE DB não é tão diferente. Ela está sempre lá no ArcCatalog olhando diretamente para você em Conexões de Banco de Dados. Você geralmente a ignora ao adicionar uma Conexão de Banco de Dados Espacial. Hoje, no entanto, eu lhe peço para parar, olhar sob o capô e ver o que uma conexão OLE DB pode fazer.A conexão OLE DB é uma janela para o abismo, também conhecido como seu repositório geodatabase. Esta área normalmente é proibida. Talvez seu DBA não goste que as pessoas mexam no RDBMS. A Esri normalmente diz "mãos fora" também, já que geralmente não suportamos erros causados por mexer nas tabelas subjacentes do repositório. Apesar da sua natureza sensível, essas tabelas podem ser bastante úteis e usar uma conexão OLE DB para acessá-las é somente leitura, então também é seguro. Seu DBA pode ficar tranquilo.Muitos dos problemas que você pode ter durante uma semana normal podem ser detectados usando essa conexão. Eu normalmente uso a minha pelo menos uma vez por semana, talvez até três ou quatro vezes dependendo da carga de trabalho. Vou dar alguns exemplos de como essa conexão pode ajudar.Imagine, por um momento, que você está tentando levar seu geodatabase a um estado totalmente comprimido (ou seja, Estado 0). O diálogo indica que o processo foi concluído com sucesso, mas como você é um profissional GIS estrela do rock, sabe que uma compressão bem-sucedida nem sempre indica uma compressão completa. Então você abre a conexão OLE DB, rola até sua tabela compress_log e verifica seu end_state_count. Isso revela que você tem uma contagem de 1. Como 0 é um estado e está sempre presente, você sabe que uma contagem de 1 indica que você conseguiu uma compressão completa.Mas e se o valor não for 1? E se o end_state_count revelar que existem dois estados restantes? Sem problema, você rola até a tabela state_locks, revelando que state_id 233 está sendo bloqueado por sde_id 622. Então você habilmente vai até a tabela process_information e descobre que sde_id 622 é sua conta SOC. Então lhe ocorre, você nunca desconectou seu servidor web, então para seu servidor web, liberando essa conexão e seus bloqueios resultantes, comprime novamente e você conseguiu a compressão completa, tudo isso sem abrir o Management Studio ou SQL Developer e assustar seu DBA.
A Velha Conexão Db<\/P><\/DIV>Fazer a conexão é relativamente fácil. Os drivers de conexão Microsoft OLE DB, que podem lidar com bancos de dados Microsoft SQL Server e Oracle, são instalados automaticamente. No entanto, talvez você precise instalar os drivers para bancos de dados PostgreSQL por conta própria. Uma vez instalado, basta clicar em "Adicionar Conexão OLE DB" dentro do ArcCatalog, destacar o provedor que deseja usar, preencher as informações solicitadas e testar a conexão. Se for bem-sucedido, clica em OK e você está dentro! Eu sei que vocês usuários do 10.1 também estão aí. Não se preocupe, o link para abrir uma conexão OLE DB não está mais na árvore do seu ArcCatalog, mas ainda existe. Agora é um botão na sua barra de ferramentas, então basta clicar em Personalizar, ir para o modo Personalizar, selecionar a aba Comandos, destacar ArcCatalog e arrastar Adicionar Conexão OLE DB para sua barra de ferramentas.Boa sorte!Ah sim, da próxima vez que você vir um marcador azul na estrada, olhe para a direita. Aposto que encontrará um hidrante.Steven E. - Analista de Suporte Geodata<\/EM>Editado em 27\/4.<\/BODY><\/HTML>
Membros conectados podem postar, seguir atualizações e mais. Novo aqui? Registre uma conta gratuita.
Find useful guides, FAQs, and documents to help you navigate and make the most of Esri Community.