<\/HEAD>
Quando a maioria das pessoas pensa em terremotos nos Estados Unidos, geralmente pensa na Califórnia. Existem milhares de falhas significativas no estado, mas é a falha de San Andreas, que forma a fronteira tectônica entre as placas Pacific e North American, que é a mais conhecida. É também ao longo de seus trechos ao sul, na grande área de Los Angeles, onde a San Andreas será a provável fonte do tão esperado Big One — um terremoto com magnitude superior a 7.<\/SPAN><\/P><\/P>Quando me mudei pela primeira vez para a Califórnia vindo da tectonicamente tranquila Pennsylvania, um amigo brincou que, entre outros benefícios interessantes que o estado oferece, eu também teria um assento na primeira fila para ver a tectônica de placas em ação. Penso nisso toda vez que sinto um terremoto. E quando olho para fora do meu pátio e vejo a paisagem montanhosa criada pela San Andreas e falhas relacionadas, às vezes temo o Big One.<\/SPAN><\/P><\/P>Um exemplo mais recente e destrutivo da atividade sísmica da Califórnia foi o terremoto de South Napa, que atingiu a Bay Area da Califórnia no início desta semana, na manhã de domingo, 24 de agosto. O tremor de magnitude 6.0 causou danos generalizados, incêndios, centenas de feridos e deixou dezenas de milhares de residentes sem energia elétrica. Muitos edifícios estão atualmente inabitáveis. Os custos dos danos ainda são desconhecidos, mas podem potencialmente ultrapassar um bilhão de dólares.<\/SPAN><\/P><\/P>Antes do terremoto de South Napa, haviam se passado 25 anos desde o último grande tremor na área. Em 1989, o terremoto de Loma Prieta<\/A>, com magnitude 6.9, causou bilhões de dólares em danos e matou dezenas.<\/SPAN> O maior terremoto registrado na Bay Area foi o de magnitude 7.8 que atingiu San Francisco em 1906. De acordo com a Wikipedia<\/A>, o terremoto e os incêndios associados são considerados um dos piores desastres naturais nos Estados Unidos. O tremor e os incêndios subsequentes, que duraram vários dias, destruíram quase 80% da cidade e causaram cerca de 3.000 mortes.<\/SPAN><\/P>Nosso
Mostly Mapping Mapa do Dia<\/A> é um Story Map criado por Chris Ingram, do Santa Clara County Fire Department, baseado em Los Gatos na Bay Area da Califórnia. O mapa conta a história do desastre através das palavras de Henry Mitchell, um Capitão do San Francisco Fire Department na época.<\/SPAN><\/P>
<\/P>
O
Story Map<\/A> usa um mapa histórico de San Francisco que foi georreferenciado e publicado como um serviço hospedado de tiles, junto com fotos e outros mapas históricos para contextualizar as palavras de Mitchell. Acho que é um ótimo exemplo de como palavras, fotos e mapas antigos podem contar uma história envolvente sobre eventos passados cujas mensagens se estendem até hoje.<\/P><\/BODY><\/HTML>