<\/HEAD>Não seria maravilhoso se vivêssemos em um mundo onde nosso chefe simplesmente nos entregasse uma tabela 100% precisa de dados XY para que pudéssemos gerar a classe de feição pontual usando a ferramenta "Display XY" e terminar o trabalho?
Ei, podemos sonhar, não é?
No mundo real, porém, você provavelmente descobrirá que as localizações XY que lhe pediram para plotar não eram 100% precisas. A história geralmente é assim:
"Dois dias depois de criar uma classe de feição pontual a partir de milhares de localizações XY, meu chefe entrou no meu escritório e me deu informações atualizadas de XY para alguns pontos específicos. Agora, tenho que atualizar essas localizações na tabela e recriar a classe de feição, ou tenho que criar uma classe de feição usando a nova tabela e então anexar as duas. Isso realmente dá muito trabalho!"<\/EM><\/P>
Bem, continue lendo, porque estou prestes a tornar seu mundo um pouco mais brilhante! Na verdade, não é tão difícil nem dá tanto trabalho lidar com esses trabalhos de atualização!
Executar ferramentas de geoprocessamento em milhares ou até centenas de milhares de feições para atualizar apenas alguns pontos pode ser lento, dependendo do tamanho dos dados. Considere o seguinte fluxo de trabalho alternativo ao atualizar localizações XY.Exemplo:<\/STRONG> Você tem uma classe de feição chamada 'S' que possui 105 feições pontuais. Você recebeu uma nova tabela XY que tem localizações atualizadas para 13 pontos. Atualize as localizações dos pontos fazendo o seguinte:Traga a classe de feição 'S' para o ArcMap.<\/LI>Adicione tanto a barra de ferramentas 'Editor' quanto a barra de ferramentas 'Edit Vertices' ao documento do mapa.<\/LI>Inicie uma sessão de edição usando o modelo de feição 'S'.<\/LI>Selecione um ponto que precisa ser atualizado interativamente (usando a Ferramenta Editar) ou via consulta (usando a função Selecionar por Atributo).<\/LI>Na barra de ferramentas 'Edit Vertices', clique na ferramenta Propriedades do Esboço.<\/LI>Atualize os valores XY e a localização dos pontos mudará automaticamente.<\/LI><\/OL>
Agora, sabemos que os pontos estão colocados nas novas localizações "exatas", mas os campos X e Y ainda precisam ser atualizados. Como os campos X e Y podem ser atualizados apenas para essas poucas feições?
Para atualizar os campos XY na tabela de atributos, faça o seguinte:Selecione todos os pontos que precisam das informações atualizadas dos campos X e Y, seja interativamente ou via consulta.
<\/LI>Abra a tabela de atributos e clique com o botão direito no campo Shape. Abra o calculador de campo.<\/LI>Usando o parser python, carregue o código python (como o script mostrado abaixo), e o trabalho estará feito!
<\/LI><\/OL>Script Exemplo<\/STRONG>def XYsetVALUE( shape, X_value, Y_value):
point = shape.getPart(0)
point.X = X_value
point.Y = Y_value
return point
__esri_field_calculator_splitter__
XYsetVALUE ( !SHAPE!, !X_COORD!, !Y_COORD! )<\/PRE>Sisi Y. (com ajuda de Todd S.) - Esri Support Services<\/EM>
<\/BODY><\/HTML>