<\/HEAD>
Acredito que a semântica é importante em todos os aspectos da vida. Seja no direito, medicina, ciência, negócios, tecnologia da informação ou qualquer outro campo; ter uma linguagem comum não adianta muito se não houver um entendimento comum das palavras que compõem a linguagem. Como as línguas evoluem, manter um entendimento comum das palavras ao longo do tempo é um desafio contínuo.<\/P>
<\/P>
É muito comum que a familiaridade com as palavras, especialmente o argot, faça as pessoas caírem em uma falsa sensação de entendimento comum. Quantas reuniões todos nós já participamos onde um tópico é discutido, decisões são tomadas e todos saem pensando algo diferente em termos do que vai acontecer a seguir? Essa confusão pode ser intencional por parte de uma ou mais das partes envolvidas na reunião, mas a navalha de Hanlon dita que isso é exceção e não regra. Eu frequentemente vejo pessoas usarem as mesmas palavras para significar coisas diferentes quando o contexto ou os participantes de uma discussão mudam e qualificadores implícitos não são mais entendidos ou conhecidos. Há momentos, no entanto, em que vejo apatia ou complacência impedirem as pessoas de esclarecer o que se sabe ser mal compreendido, perpetuando assim a confusão de forma voluntária. É por essa razão que eu tenho uma das muitas caixas de sabão gastas e esfarrapadas que preciso tirar do armário de vez em quando.<\/P>
<\/P>
Como dependo das ciências geoespaciais e da tecnologia da informação para parte do meu trabalho, parece que frequentemente me deparo com sobrecarga semântica em discussões e documentação de software relacionado. Algumas das postagens do blog Tilting at Globes <\/A> discutirão exemplos específicos onde a falha em abordar a sobrecarga semântica conhecida torna o trabalho menos produtivo para os profissionais de GIS.<\/P><\/BODY><\/HTML>