Para criar aplicações web com a ArcGIS API for JavaScript, vocês não precisam necessariamente de conhecimentos de programação. Muitas vezes, basta entender exemplos de código públicos e adaptá-los. Hoje, quero falar sobre uma ferramenta que é muito útil na criação de aplicações web: a Sandbox. Com ela, é possível testar códigos no navegador de forma simples e visual, enquanto o servidor e os dados permanecem inalterados.<\/P>
<\/P>
Vamos dar uma olhada nos exemplos de código<\/A> nas páginas da ArcGIS API for JavaScript. Os exemplos são organizados por tema, por exemplo, análise, geocodificação ou roteamento. Ao clicar em um dos exemplos, quase sempre há a opção Explore in the Sandbox. Ao selecionar essa opção, a Sandbox abre como um visualizador dividido: o código aparece à esquerda e a aplicação à direita. Se você alterar o código à esquerda, verá à direita na aplicação o efeito dessas alterações.<\/P><\/P>
Na página deste exemplo há uma descrição do que acontece na aplicação com o código atual: ao clicar no mapa, é calculado com um serviço de Geoprocessing disponibilizado pela Esri quais áreas são visíveis a partir do ponto clicado com um alcance visual de 5 milhas. O centro do mapa está localizado na Califórnia ao carregar o documento e o mapa base é um mapa de ruas.<\/P>
Agora quero adaptar o mapa às minhas necessidades: suponha que hoje nos Alpes a visibilidade seja de 20 quilômetros. Estou interessado em saber quais áreas posso ver se eu subir agora no Zugspitze. Para obter as coordenadas do Zugspitze e de qualquer outro ponto na Terra, podemos usar este útil
Primeiro quero mover o centro do mapa de San Diego para o Zugspitze. O centro do mapa é definido pelo parâmetro center, que sempre contém coordenadas geográficas X e Y. Eu altero o valor center: [-122.436, 37.73] para center: [10.99393, 47.42118], ou seja, as coordenadas do Zugspitze. Se eu clicar agora no botão laranja RUN no canto superior direito, as alterações no código serão aplicadas e o centro do mapa mudará diretamente na janela do mapa. Para exibir um mapa topográfico como fundo em vez de um mapa de ruas, alteramos basemap: "streets" para basemap: "topo".<\/P>
Agora quero fazer alterações no alcance visual que o
vsDistance.distance = 5;<\/P>
vsDistance.units = "esriMiles";<\/P>
Agora só preciso alterar os valores distance para 20 e units para "esriKilometers". Claro que o layout do mapa pode ser alterado ainda mais conforme desejado. Por exemplo, posso modificar o conteúdo do campo de texto no elemento <div id="info" class="esriSimpleSlider">, que fica no canto inferior esquerdo do mapa, para que o usuário da aplicação saiba exatamente o que esperar.<\/P>
Assim que terminar e estiver satisfeito com as alterações na aplicação, posso baixar o código. O arquivo HTML com o código JavaScript que está na parte esquerda da Sandbox pode ser disponibilizado como uma aplicação funcional na internet. Lembrete: para isso não precisei escrever código from scratch nem projetar a aplicação, apenas fiz algumas alterações no código existente. Além disso, não precisei de nenhum software além de um navegador web.<\/P>
Membros conectados podem postar, seguir atualizações e mais. Novo aqui? Registre uma conta gratuita.
Find useful guides, FAQs, and documents to help you navigate and make the most of Esri Community.