<\/HEAD>
A tecnologia de sistema de informação geográfica (GIS) da Esri apoia a fase de planejamento do ciclo de inteligência com ferramentas que ajudam você a entender os requisitos de coleta de dados para a disposição atual e planejada dos ativos. O ArcGIS fornece um ambiente multi-inteligência para coleta integrada em todas as cinco disciplinas de inteligência. O GIS deve ser o centro do seu ciclo de inteligência,<\/SPAN> não importa qual "INT" você esteja interessado. Para ilustrar apenas um pouco do poder do ArcGIS, vamos olhar para a Fase 1: Planejamento e Direção, conforme se refere especificamente à inteligência geoespacial fundamental (GEOINT)<\/SPAN>.<\/P>Planejamento e direção são realizados através destas principais responsabilidades:
Identificar requisitos de inteligência
Priorizar requisitos de inteligência
Validar os requisitos
Traduzir requisitos em mensuráveis ou colecionáveis
Preparar planos de coleta
Emitir solicitaE7F5es de informaE7E3o (RFIs)
Decidir sobre um meio de disseminaE7E3o<\/P>O ArcGIS cria a vantagem definitiva ao lhe dar o poder para responder as perguntas mais difíceis:
Como eu sei por onde começar?
Como eu garanto que o que estou coletando é oportuno e relevante?
Como posso ajudar minha equipe a trabalhar colaborativamente para que os esforços não sejam duplicados?
Como posso disseminar efetivamente a inteligEAncia que a equipe reuniu?<\/P>GIS como Sistema de Registro<\/STRONG><\/P>O uso do GIS como um sistema completo de registro permite que você responda a essas perguntas com mais eficiEAncia:
Quais conjuntos de dados eu tenho?
Onde eles estE3o?
Quão atuais eles sE3o?
Muitas agEAncias veem o GIS como uma ferramenta de anE1lise ou produE7E3o de mapas, e com razE3o. Mas quero que vocEA comece a pensar no GIS como um sistema de registro — um sistema totalmente eletrF4nico e pesquisE1vel que permite responder rapidamente as perguntas acima. A imagem abaixo representa os dados mantidos em muitas agEAncias. HE1 muitos dados — espalhados entre conjuntos de dados distintos — e E9 difEDcil, se nE3o impossEDvel, obter qualquer valor real deles.<\/P>
<\/P><\/P>Para ilustrar ainda mais este ponto, gostaria de compartilhar uma anedota. Meu papel como gerente de dados era coletar, organizar e deduplicar os dados mantidos por um cliente. O cliente era uma agEAncia tecnologicamente avançada, entE3o quando me disseram "est00 tudo em caixas de sapato", presumi que isso significava, na pior das hipteses, em um disco rígido. Entrei na manh seguinte e encontrei uma grande caixa de papelo cheia de caixas de sapato contendo CDs, DVDs e alguns discos rígidos! Acontece que o ditado deveria ser levado ao p pé da letra. Essa caixa era o sistema de registro da agncia.
Nossa solução foi usar o ArcGIS como sistema de registro e organizar os dados espacialmente. Conforme cada conjunto de dados era catalogado, ele era carimbado conforme os limites e inserido em um banco de dados. Os limites tambm eram atualizados com atribuições; assim, com um clique, sabamos o que tínhamos, onde estava, quando foi coletado e quanto tínhamos. A ilustração abaixo usa hexbins como uma abstração do conceito de catalogação espacial. N importa quais limites vocA escolha usar, o resultado so informaçõs quantificáveis, pesquisáveis e acionáveis.<\/P>
<\/P>Agora é muito mais fácil dar diretrizes para a etapa de planejamento, pois nossas recomendações são respaldadas por dados quantificados. Agora que temos nosso sistema de registro configurado, vamos ver como esse mesmo sistema pode ser usado como uma ferramenta de planejamento.<\/P>
GIS como Ferramenta para Planejamento da Coleta<\/STRONG>
Aproveitar seu GIS oferece capacidades poderosas:
Consultar seus dados mantidos
Visualizar seus dados
Adicionar metadados para indicar claramente a atualidade e o nível autoritativo dos dados mantidos
Definir claramente sua área de interesse (AOI)
Como essas capacidades nos ajudam neste cenário? O ciclo de planejamento começa com entender o que você tem. Usando as habilidades de consulta no seu GIS, você pode facilmente encontrar onde tem dados e então colocar esses dados no mapa para saber exatamente quanta cobertura possui. Os metadados associados aos dados mantidos também são pesquisáveis, assim você pode determinar quais áreas têm dados que precisam ser atualizados. Você também pode integrar dados de outras fontes, como dados sobre conflitos, para restringir e definir claramente sua área de interesse. Sua AOI não é apenas uma suposição; ela é respaldada por dados e pesquisa. Isso pode ajudar muito na obtenção de financiamento para sua operação e fornecer justificativa aos seus tomadores de decisão.<\/P>
Conclusão<\/STRONG>
Neste post, vemos como o ArcGIS como plataforma lhe dá o poder para completar muitos dos requisitos da fase 1 — tudo dentro de um único sistema. Você pode identificar e priorizar seus requisitos de inteligência agregando seus conjuntos díspares e consultar os dados para entender quais precisam ser atualizados com mais urgência. Validar esses requisitos através das técnicas visuais para ver as lacunas nos seus conjuntos dá uma nova perspectiva sobre os dados mantidos e mais justificativa sobre onde concentrar os esforços da coleta. Você então traduz esses requisitos em áreas específicas para coleta e gera planos baseados em limites geográficos reais. Em um post futuro, veremos como esse mesmo sistema pode ser usado para gerar e responder RFIs e se tornar o sistema preferido para disseminação.<\/P><\/BODY><\/HTML>