Em raras ocasiões, o ArcCatalog deixa uma transação em execução sem que ocorra atividade SQL. Estou procurando por alguém que também tenha notado esse problema e, se eu tiver muita sorte, que tenha uma solução.<\/P>
<\/P>
Parece estar associado (ainda não 100% confirmado) à troca entre conexões de banco de dados na visualização em árvore do ArcCatalog.<\/P>
O ambiente é ArcGIS 10.5.1 rodando com backend SQL Server<\/P>
Como discutido em http:\/\/desktop.arcgis.com\/en\/arcmap\/latest\/manage-data\/geodatabases\/concurrency-and-locking.htm <\/A>A partir do ArcGIS 10.4, geodatabases no SQL Server devem ter as opREAD_COMMITTED_SNAPSHOT e ALLOW_SNAPSHOT_ISOLATION configuradas como ON, e o ArcGIS usa o nvel de isolamento READ COMMITTED para transaes'<\/EM><\/P><\/P>Do ponto de vista SQL, isso faz com que o histrico de uma transao seja mantido no TEMPDB at o final da transao.<\/P><\/P>Se uma transao permanecer aberta, o espao no TEMPDB no n removido. Alm disso, qualquer informao de transao do TEMPDB para outras transaes em toda a instan extc3 extbacia SQL ser extc3 exta1 retida at extc3 exta9 a conclus extc3 exta3o da transa extc3 exta7 extc3 exta3o longa original (isso n extc3 exta3o 100% verdadeiro, mas s detalhes suficientes para explicar o problema).<\/P><\/P>Assim, torna-se importante que as transa extc3 exta7 extc3 extb5es do ArcGIS n extc3 exta3o durem per extc3 extadodos prolongados (como horas).<\/P><\/P>Estamos vendo a situa extc3 exta7 extc3 exta3o em que, em raras ocasi extc3 extb5es, um usu extc3raio do ArcCatalog tem uma transa extc3 exta7 extc3 extb5o ativa por horas, quando, da perspectiva dele, tudo o que ele est extc3a fazendo olhar para a visualiza extc3ao em arvoresta das conex extc35es do banco de dados. Quando vamos ao PC do cliente vemos uma tela do ArcCatalog assim...<\/P><\/P>Se entao clicarmos com o botao direito em 'SDIDIV_SQLP2_PRD2.sde' e depois soltarmos o 'clique direito', o problema se resolve.<\/P><\/P>Em um rastreamento SQL (iniciado pouco antes do clique direito) vemos uma série de consultas SQL, seguidas por um 'COMMIT' de uma transação com início em 01/08/2018 10:51 e término em 01/08/2018 14:37 (quase 4 horas!)<\/P><\/P>Minha conclusao é que o ArcCatalog 'esqueceu' de confirmar algum processamento às 10:51 (provavelmente quando o usuário mudou entre conexões de banco de dados). Meu DeLorean está na manutenção no momento e por isso não posso mostrar o rastreamento por volta das 10:51.<\/P><\/P>A conclusão mais simples (do meu ponto de vista) é pedir à ESRI para identificar seu erro de codificação e corrigi-lo, mas acho que, sem documentação adicional, isso seria um pouco irrealista.<\/P><\/P>Uma segunda opção é fazer com que o usuário reproduza o problema e realize um rastreamento enquanto faz isso (até agora sem sucesso).<\/P><\/P>Dado que não conseguimos identificar a causa raiz, a próxima opção é mitigar a situação.<\/P> Podemos definir um tempo limite para a transação? <\/P> Podemos definir um tempo limite de inatividade para uma transação? <\/P><\/P>O problema parece estar isolado a um usuário. O perfil de uso dele é tal que ele frequentemente alterna entre conexões de banco de dados, enquanto um usuário 'normal' escolhe uma conexão e permanece nela por períodos prolongados.<\/P><\/P>Qualquer sugestão será bem-vinda<\/P><\/BODY><\/HTML>
Sharing with Geodatabase
Further clarification..
In the above description, when I am talking about 'live/open transactions' I am referring to SQL transactions, not ESRI transactions/lock tables etc
I have progressed this investigation further and I am now in a position that I can recreate the problem (or at least a manifestation of the problem) 100% of the time.
In ArcCatalog (with SQL 2016 FP2 backend)
We are raising an issue with ESRI but any confirmation that you too can create the problem (or not) would be appreciated
Membros conectados podem postar, seguir atualizações e mais. Novo aqui? Registre uma conta gratuita.
Find useful guides, FAQs, and documents to help you navigate and make the most of Esri Community.