<\/HEAD>
olá, preciso saber se existem comandos simples para estes 5 pontos: 1. a área contributiva a montante, As [m2]; 2. a curvatura da superfície, \u2207^2H [-], definida como o Laplaciano da elevação; 3. a inclinação local, S [-], estimada como a inclinação máxima entre as oito possíveis direções de fluxo que conectam a célula em exame às células adjacentes; 4. a distância do curso d'água mais próximo, D , definida como o comprimento do caminho que conecta hidrologicamente o local em exame ao elemento mais próximo da rede de drenagem de referência; 5. a elevação até o curso d'água mais próximo, H , calculada como a diferença entre a elevação da célula em exame e a elevação do ponto final do caminho acima identificado. Eu acho que o número 1 é acumulação de fluxo (spatial analyst - hydrology), o número 3 é slope(spatial analyst - surface), o número 2 talvez seja o comando "curvature" do spatial analyst-surface, e para os dois últimos números eu acho que as ferramentas certas são distance mas realmente eu não sei). Muito obrigado pelo seu tempo. Atenciosamente Luca Guglielmo Bucci<\/M><\/M><\/P><\/BODY><\/HTML>