<\/HEAD>
Estou tendo dificuldades para encontrar uma forma de delimitar sub-bacias para uma rede urbana de drenagem pluvial, com terreno raster e pontos de saída vetoriais (centenas de bocas de lobo). Eu esperava inserir as localizações das bocas de lobo com elevações mais baixas no terreno, para forçar sumidouros nessas localizações, então eu poderia simplesmente delimitar bacias usando definições de pequenos cursos d'água, e depois agregar as mini-sub-bacias juntas. Isso seria um pouco trabalhoso, mas eu nem consigo fazer isso funcionar, pois quando pego o shapefile dos pontos das bocas de lobo (com um valor "-10" para todos os registros no campo de elevação) e crio um raster, ele só cria nos pontos discretos das bocas de lobo, e quando adiciono isso ao raster do terreno da bacia, ele só apresenta as elevações revisadas nas localizações das bocas de lobo, pois parece que toda matemática raster que tentei não cria um valor se houver NoData em um dos rasters de entrada.<\/P>
<\/P>
Idealmente, haveria uma forma de criar uma bacia com múltiplos pontos de saída (preciso de cerca de 150 para meu modelo atual), mas parece que nem ArcHydro nem GeoHMS têm a capacidade de trabalhar com mais de 1 saída. Tentar gerar as sub-bacias individualmente seria um pesadelo, pois você teria que começar na boca de lobo mais alta, depois na próxima boca a jusante e remover manualmente a área de todas as áreas capturadas pelas bocas a montante, repetindo até que todas as áreas fossem identificadas. A menos que exista algum método automatizado disponível, acabarei apenas delimitando manualmente as áreas seguindo os contornos, como tem sido feito há muito tempo.<\/P>
<\/P>
Eu uso ArcHydro\/GeoHMS para delimitação da hidrologia superficial (ou seja, sem bocas de lobo e condução subterrânea) há 20 anos, e isso é moleza, mas tenho batido a cabeça tentando resolver o problema da drenagem urbana. Se alguém conhece alguma ferramenta útil, eu agradeceria saber sobre ela. Se ainda não existe uma, não parece ser um exercício difícil para alguém com algumas habilidades em programação GIS criar uma (talvez eu consiga que algum aluno do David Maidment faça isso).<\/P><\/BODY><\/HTML>