FANTASMAS nas Camadas ArcHydro
<\/HEAD>Olá a todos! (Espero que algum Ghost busters esteja me lendo)<\/SPAN>
Bem, depois de meses de trabalho, finalmente tenho minhas bacias hidrográficas de bueiros e pontes bem definidas pelo ArcGIS(MAP) com ArcHydro! Estou trabalhando em uma máscara com 'apenas' 172 delas. Agora preciso realizar cálculos hidrológicos e hidráulicos complexos, mas coisas estranhas aconteceram... Acreditem, há FANTASMAS nas saídas do ArcHydro! Tenho 2 exemplos:<\/SPAN>
1) Usei a função 'Join Field' (ArcMap\/Data Management) para trazer 'L' e 'S' da camada 'Long Flow Path' para a camada 'Watershed' (onde eu planejava concentrar meus cálculos automáticos, o modelo que quero construir). Os campos são copiados, mas... com 172 valores "NULL"!? Bem, vamos clicar com o botão direito e deletá-los, certo? Errado: o botão 'delete field' não está iluminado, não disponível para uso. Claro que tentei usar a função 'delete field' (ArcMap\/Data Management), mas adivinhe? Os campos trazidos pelo 'Join Field' sem valores não estão listados! Estou bastante convencido de que são campos fantasmas. Mas eles não são os únicos...<\/SPAN>
2) Criei um raster de declives (na verdade dois, um com ArcMap e outro com ArcHydro, ambos perfeitos!) e finalmente ia obter a declividade média de cada uma das 172 bacias hidrográficas! Que empolgação eu estava! A melhor forma que encontrei para fazer isso, como um novato autodidata em ArcGIS, foi as 'zonal statistics', talvez 'zonal statistics as table'. Os dados da zona eram, claro, minha nova camada watershed, uma feição poligonal (uma perfeitamente válida, segundo a Ajuda do ArcGIS Desktop). O raster de valor de entrada era a camada de declive (tentei ambos). Poderia ter os valores médios, por favor? NÃO, respondeu o ArcGIS. POR QUÊ, perguntei? Erro 010160, incapaz de abrir raster watershed. Mas isso não é um raster e você não deveria assumir que é um raster! OK, mudei o campo da zona, aquele que supostamente identifica cada uma das bacias; talvez ajudasse. SIM, agora o ArcGIS conseguiu ler os dados da zona da feição! AINDA assim me disse: erro 010067 agora, 'erro na execução da expressão grid'. Você deve verificar sua expressão Map Algebra: provavelmente está errada, porque eu não consigo entendê-la, ele me disse. Mas esse Map Algebra é na verdade uma função criada pela ESRI!!! Como eu poderia revisá-la? Bem, um dia inteiro perdido com dezenas de tentativas malsucedidas... Não consigo realizar nenhuma estatística ou operação dentro das minhas 172 bacias... ELAS SÃO COMO FANTASMAS.<\/SPAN>
Bem, se alguém duvida que softwares (mesmo um sofisticado como o ArcGIS), têm o poder de produzir FANTASMAS, por favor responda este post com pelo menos uma boa explicação para a inutilidade das camadas e campos construídos em meses de trabalho árduo com este software sofisticado (que está me deixando louco). OBRIGADO, GHOST BUSTERS DE PLANTÃO!!!<\/SPAN><\/BODY><\/HTML>