<\/HEAD>
Tenho usado o DEM STRM 90m para determinar características hidrológicas em projetos nos quais estamos trabalhando na África. Até o momento, encontrei muito poucas anomalias dentro do DEM. A única desvantagem do DEM SRTM 90m é que os trechos dos rios (fluxos) nem sempre estão bem definidos, o que afeta as características hidrológicas. Recentemente, baixei a versão atualizada do HydroSHEDS do SRTM. Atualmente estou ocupado com um projeto e decidi usar o DEM HydroSHEDS para derivar as características hidrológicas e descobri que o DEM possui anomalias\artefatos (ou seja, listras) que atravessam o DEM e parecem quadrados, provavelmente introduzidos durante a junção dos tiles.<\/P>
<\/P>
Existe alguma forma de remover esses erros sistemáticos do DEM sem alterar drasticamente o DEM? Encontrei alguns usuários usando o filtro Fast Fourier Transforms <\/STRONG> para remover erros sistemáticos do DEM. Não tenho certeza de como aplicar isso dentro do ArcGIS. Qualquer sugestão é bem-vinda.<\/P><\/P>Anexei uma imagem de exemplo dos erros sistemáticos.<\/P><\/P> Atenciosamente<\/P><\/BODY><\/HTML>