<\/HEAD>
Acabei de passar por um fluxo de trabalho que queria destacar aqui caso ajude alguém com o pós-processamento de imagens de drone no Drone2Map. Isso é para aquelas pessoas que usam drones DJI. Desculpe se isso já foi abordado em outro lugar.<\/P>
<\/P>
Ao produzir os metadados EXIF para cada imagem, a altitude da imagem é preenchida com a leitura da altitude GPS da aeronave DJI. Isso pode estar errada por várias centenas de pés, o que é óbvio no Drone2Map quando você visualiza as imagens na visualização 3D. Por exemplo, eu estava fazendo uma pesquisa 3D de edifícios e voei dois circuitos a aproximadamente 30 e 60 pés do chão. Quando visualizei as imagens capturadas na visualização 3D do Drone2Map, elas pareciam estar mais próximas de 200-230 pés do chão e o processamento das imagens resultou em resultados estranhos mesmo ao usar GCP's. Depois de navegar por alguns fóruns DJI, encontrei a solução. <\/P>
<\/P>
Nota: Enquanto coleta dados, primeiro calibre o IMU através do aplicativo DJI go para garantir que suas leituras do barômetro sejam o mais precisas possível dadas as mudanças no clima e elevação entre diferentes locais de trabalho.<\/SPAN><\/P><\/P>Existe outro campo nos metadados EXIF chamado RelativeAltitude que é fornecido pelo barômetro da aeronave. Essa altitude é muito mais precisa, mas você precisa fazer algum trabalho para que o Drone2Map ajuste a altitude da imagem para essas leituras.<\/P><\/P>A maioria dos voos com DJI e DroneDeploy navega para a altitude de voo relativa à decolagem, depois permanece lá durante todo o voo, sem ajustar a altura do voo em relação ao terreno. Então, você quer ajustar a altura do voo com base na elevação do ponto de decolagem. <\/SPAN>Você pode obter a elevação do ponto de decolagem de várias maneiras. Se você tiver elevações dos GCP's use essas. Se não, você pode ir para gerenciar GCP, então adicionar "from map". Clique onde você decolou e o GCP adicionado lhe dará uma elevação.<\/P><\/P>O próximo passo é criar um DEM plano com a elevação da decolagem como o único valor de elevação em todo o raster. Eu apenas criei um polígono, adicionei um campo e coloquei a elevação da decolagem, depois usei a ferramenta "Convert Raster to Polygon" para transformá-lo em um DEM. Note que o Drone2Map precisa que o DEM esteja no formato .tif.<\/SPAN><\/P><\/P>Então, com isso em mãos, eu tinha dois conjuntos de imagens (voadas em altitudes diferentes) que precisava ajustar, e o Drone2Map 1.3 adicionou o recurso necessário para fazer isso. Primeiro, carreguei uma imagem nesta ferramenta Jeffrey Friedl's Image Metadata Viewer<\/A> para ver a leitura RelativeAltitude. Em seguida, selecionei todas as imagens que foram voadas na mesma altura e selecionei "adjust image altitude". Digite o valor da Relative Altitude para todas as imagens voadas em uma altura. Então selecione seu DEM personalizado e clique em Ok. Todas as altitudes das imagens serão ajustadas para a elevação da decolagem. Se você usar o serviço de elevação, não funcionará corretamente e ajustará a altitude da imagem com base no terreno subjacente. Repita esse processo para quaisquer imagens que estejam em alturas de voo diferentes.<\/P><\/P>
Não tenho certeza se isso faz sentido perfeito ou não, mas aí está. Achei esse processo mais fácil do que usar leitores EXIF via linha de comando e mais barato do que usar o ajustador de altitude de imagem MapsMadeEasy. Espero que isso ajude alguém, melhorou muito meus resultados mesmo com GCP's.<\/P>
<\/P>
Saudações<\/P><\/BODY><\/HTML>