<\/HEAD>
Totalmente iniciante em d2m aqui, e acabei de receber os mesmos dados relacionados a um caso de suporte (distribuidor norueguês).<\/P>
<\/P>
Meu cliente tem GCPs que foram levantados por RTK profissional e corrigidos para o (quasi)geóide que é a base para o sistema nacional de altura (NN2000). A referência horizontal é EPSG:2583x (x = 2 ou 3).<\/P>
<\/P>
De um EXIF posso ver lat\/longs (DMMSS.ss) e um AltitudeRef= SeaLevel e uma altitude em metros.<\/P>
<\/P>
Até agora tudo bem, mas o que fazer com as configurações verticais no d2m:<\/P>
- os geóides disponíveis, nenhum é o correto para meu caso. Posso criar um geóide personalizado? (Tenho um arquivo de texto com os pontos de dados para o modelo de geóide para NN2000)<\/LI>
- minha ideia inicial era descartar as configurações do geóide e apenas definir uma altura constante. A ondulação do geóide provavelmente não existe em seus pequenos projetos (constante provavelmente é suficiente. Isso ainda forneceria bons resultados?<\/LI>
- A altitude dos quadros é um problema quando existem GCPs? Eu acreditaria que os GCPs amarrariam o modelo ao solo e não a alguma altura "aleatória" dada pelos EXIFs<\/LI><\/UL>
<\/P>
Talvez alguns de vocês estejam dispostos a compartilhar algumas experiências
<\/P>
<\/P>
melhores cumprimentos<\/P>
Pe5l Herman<\/P><\/BODY><\/HTML>