<\/HEAD>
O único propósito deste Artigo é criticar o ArcMap por vários Problemas, alguns antigos, outros novos.<\/P>
Administradores, sintam-se à vontade para colocar isto onde for adequado - não tenho tempo para visitar milhares de temas e comunidades e afins. Podem colocá-lo no lixo, não me importo, eu republicarei. Se algum problema que menciono aqui foi resolvido na versão 10.7., considere simplesmente como não mencionado 😉<\/span><\/P><\/P>1º Problema:<\/STRONG> Este "GeoNet" existe há algum tempo e parece existir nesta estrutura difícil de compreender apenas como um obstáculo para postar comentários adequados nos lugares certos. Se alguém consegue viver com ele e nele, ótimo. Mas eu vejo isso como um método para reduzir reclamações. Como estou no trabalho, não posso passar horas explorando esta comunidade. Preciso ser rápido e eficiente.<\/P>2º Problema:<\/STRONG> Antigo. O ArcMap (estou na 10.6.1) não permitia certos comprimentos de nomes de arquivos, certos caracteres em nomes de arquivos, cada nível e tipo de permissão parece ser diferente com a equipe que criou a respectiva ferramenta. Agora deveria, já que o ArcMap "foi reescrito na Versão 10", para todas as ferramentas ser igual, e todas as ferramentas deveriam ser capazes de sobrescrever arquivos que pelo menos não estão em uso. Já que não somos idiotas incapazes de respeitar um aviso. Mas o ArcMap resiste bastante a essas esperanças.<\/P>3º problema:<\/STRONG> Mais recente: O ArcMap começou a ficar lento na 10.4, mas agora na 10.6 está muito<\/EM> lento. Não estou falando do problema da Fonte nos diálogos, começando com 10.4 ou 10.5 (que precisou de reclamações de muitos usuários, muitas dicas inúteis e muitos meses até ser resolvido após o lançamento da 10.6). Enquanto isso, alguém decidiu tentar múltiplas redesenhos do TOC, junto com múltiplos redesenhos de feições. Por que não tornar um GIS mais lento se ele já não é lento o suficiente?<\/P>4º problema<\/STRONG>: Mais antigo: Não sei quando o ArcMap começou a confirmar uma execução bem-sucedida de uma ferramenta de geoprocessamento, mas sem executar nada. Acho que foi na 10.3 ou 10.4. Você inicia uma ferramenta, ela executa com sucesso, e se você procura por uma mudança resultante (por exemplo, um novo shapefile ou algo assim), não encontra nada. Ótima ideia, pessoal! Gosto de ser trollado profissionalmente! Para salvar a honra da Esri, após reiniciar/recarregar o mapa ou o próprio ArcMap, isso pode (ou não) funcionar (simplesmente chame o procedimento do histórico).<\/P>5º problema:<\/STRONG> Mais antigo. Quando abro uma ferramenta, digamos "Add Surface Information" do 3d-Analyst, seleciono a Classe de Feição de Entrada e a Superfície de Entrada. Se uma dessas feições estiver em um grupo (como 99,9% das minhas classes de feição estão), a execução da ferramenta pode falhar (se não mostrar uma execução bem-sucedida onde nada foi feito, veja o 4º problema). Tenho que localizar as feições com seus caminhos corretos então, para esperar uma execução bem-sucedida. Reiniciar o mapa ou o próprio ArcMap geralmente não ajuda aqui.<\/P>6º problema:<\/STRONG> Antigo: O posicionamento do TOC, Caixa de Ferramentas e outros elementos maiores é um incômodo com esses Auto-Snap-Placers aparecendo imediatamente. Ninguém poderia inventar um método mais fácil para ajudar com esse layout monstruoso? E salvar o layout completo, já que leva tempo para configurá-lo e após uma instalação nova ele desaparece.<\/P>7º problema:<\/STRONG> Antigo: Acontece tão frequentemente que você precisa sobrescrever ou simplesmente, por exemplo, alterar um shapefile. Agora, é compreensível que existam certos problemas ao alterar arquivos enquanto eles estão em uso. Então alguém pode pensar: vamos remover o arquivo do TOC e depois sobrescrevê-lo ou alterá-lo. Mas não, isso não funciona. O ArcMap deixa todo tipo de bloqueios de arquivo (alguns deles magicamente dentro de um arquivo excel!) até que o ArcMap seja fechado. Sim, não basta abrir um novo Mapa; alguns bloqueios de arquivo sobrevivem até isso.<\/P>8º problema:<\/STRONG> Antigo: O ArcMap tem ótima funcionalidade e ótimo senso para estilização, mas o problema com às vezes oito ou mais níveis de cliques (por exemplo: Propriedades / Rótulos / Símbolo / Editar símbolo / Texto Avançado / Propriedades do Fundo do Texto / Símbolo Balão / Editar Linha do Símbolo Preenchimento da Linha do Símbolo / Editar Símbolo / Propriedades das Decorações Cartográficas da Linha / Símbolo da Decoração da Linha / Editar Símbolo / Máscara do Símbolo Marcador da Seta / Editar Símbolo / Símbolo Preenchimento do Marcador / Editar Símbolo / Máscara do Símbolo / Editar Símbolo / ...... 18º Nível que foi) está esperando por um atalho horizontal há anos.<\/P>9º problema:<\/STRONG> Antigo: Sem arquivos .bak de qualquer tipo.<\/P>10º problema<\/STRONG>: Antigo: Transparência em Pdf!! Sim, transparência em pdf existe há muito tempo agora. Mas o Arcmap renderiza toda feição que tem transparência como rasterizada, e toda feição abaixo dela também. Isso leva a pdfs enormes quando conteúdo vetorial precisa ser mostrado corretamente e portanto a resolução raster precisa ser aumentada. Muitos usuários não sabem disso e muitos se perguntam por que um mapa pequeno resulta em um pdf enorme. Há até uma pegadinha: Se o ArcMap decide que o mapa é complexo, a rasterização pode afetar até camadas "mais altas" (em termos de ordem z). Então temos que criar um grupo vetorial e um grupo rasterizado onde ambos os tipos são completamente separados entre si. Mas por que não existe uma opção de transparência em pdf? Meninos e meninas, sim, ISSO É possível.<\/P>11º problema<\/STRONG>: Antigo: Em algum ponto da complexidade tanto Maplex quanto o motor padrão de rótulos desistem do seu bom trabalho. Você então pode criar níveis e regras, não importa. Os rótulos são desenhados...não seguindo mais as regras. Como se Maplex estivesse caído no chão dizendo para nós: por favor...eu terminei...Mas no entanto!! Isso nos leva ao<\/P>12º problema:<\/STRONG> Antigo: Por que eu não posso simplesmente posicionar manualmente os rótulos que preciso posicionar manualmente? Por que tenho que criar uma Classe de Feição Anotação e por que diabos é tão complicado mudar sua escala de referência depois? Por que a caixa delimitadora dos Rótulos individualmente sobrescritos em uma AFC muda ou melhor pergunte: por que a caixa delimitadora onde o rótulo aparece não existe mais? (Eu sei a resposta mas a explicação é meio rude).<\/P>13º problema:<\/STRONG> Mais recente: Performance novamente. O ArcMap parece não aproveitar placas gráficas CAD. Mas o ArcMap também parece ficar cada vez mais lento (levando minutos para iniciar, com ou sem carregar mapas), com atraso crescente após abrir ferramentas e essa tendência é preocupante. Temos vários Dell Precisions aqui com Xeon1545 e 32 GB RAM e parece que o ArcMap fica mais lento mais rápido do que o hardware evolui. Isso nem sempre foi assim pelo que me lembro (comecei com a versão 8.0).<\/P><\/BODY><\/HTML>