Enquanto eu instalava um patch do Portal, o servidor travou e precisei reiniciar o servidor inteiro, o que corrompeu a instalação do Portal. Fazer um reparo do Portal não resolveu, então desinstalei o Portal, o que ocorreu sem problemas. No entanto, alguns patches do Portal continuaram aparecendo como instalados no Painel de Controle. Tentei desinstalá-los, mas apareceu o erro "esta ação só é válida para produtos que estão instalados no momento."
Reinstalei o Portal (fazendo uma desinstalação "limpa", excluindo os diretórios de conteúdo e dos arquivos de programa) e tentei desinstalar os patches, mas, dessa vez, recebi outro erro: "o patch não se aplica a este produto."
Além disso, a ferramenta de patches da Esri indica que os patches estão instalados, embora eu possa confirmar que eles não estão refletidos na instalação do Portal (porque a funcionalidade de redefinição de senha que a Esri removeu recentemente em um patch de segurança ainda existia). Consegui remover os patches à força pelo Windows, mas a ferramenta de notificações de patches da Esri ainda indica que eles estão instalados.
No fim das contas, reinstalar o patch manualmente resolveu o problema, mas é enganoso (e potencialmente perigoso quando se trata de patches de segurança) quando a ferramenta de patches da Esri indica que um patch está instalado quando, na verdade, não está.
Então, isso me leva às seguintes perguntas:
- Existe uma maneira de confirmar de fato se um patch está instalado (sem usar a ferramenta de notificações de patches da Esri nem o Painel de Controle)? Pela minha experiência, a ferramenta de notificações de patches não é 100% confiável.
- Onde a ferramenta de patches da Esri consulta os patches instalados? Existe uma maneira de "forçar" a ferramenta a não reconhecer um patch como instalado?
Mais uma vez, o problema subjacente já foi resolvido e posso confirmar que os patches estão instalados (com base apenas no comportamento corrigido por eles, como a funcionalidade de redefinição de senha), mas ainda gostaria de saber a resposta às perguntas acima, caso eu me depare com esse problema novamente.