Estou interessado em entender como outros administradores do ArcGIS Enterprise estão lidando com backup e recuperação de desastres em implantações reais.
Ao longo dos anos, encontramos repetidamente desafios com backups do WebGIS DR:
- A criação do backup pode levar muitas horas ou até dias.
- Ambientes grandes podem gerar arquivos de backup que se aproximam ou excedem centenas de gigabytes.
- Os trabalhos de backup ocasionalmente falham ou expiram, exigindo intervenção manual.
- O teste de recuperação é frequentemente demorado e operacionalmente complexo.
- À medida que os ambientes continuam a crescer, as janelas de backup tornam-se cada vez mais difíceis de manter.
No nosso caso, os backups do WebGIS DR podem levar até 16 horas para aproximadamente 900 GB de dados, tornando difícil realizar backups com frequência suficiente para atender aos objetivos de recuperação.
O que torna isso particularmente desafiador é que a documentação da Esri e as interações com o suporte posicionam consistentemente WebGIS DR como o mecanismo oficialmente suportado de backup e recuperação para o ArcGIS Enterprise.
Ao mesmo tempo, a maioria das organizações já utiliza capacidades maduras de backup nativas da nuvem fornecidas pela Azure, AWS, GCP, VMware, plataformas de armazenamento ou outras soluções em nível de infraestrutura. Essas tecnologias normalmente oferecem:
- Execução de backup mais rápida
- Backups incrementais
- Recuperação baseada em snapshots
- Fluxos de trabalho comprovados de recuperação de desastres
- Menor sobrecarga operacional
Isso levanta uma questão honesta:
Qual vantagem prática o WebGIS DR oferece sobre soluções de backup em nível de infraestrutura, especialmente em implantações maiores do Enterprise?
Nossos próprios exercícios de recuperação de desastres têm se baseado principalmente em backups de infraestrutura combinados com procedimentos documentados de recuperação. Embora o WebGIS DR continue fazendo parte da estratégia geral, ele está se tornando cada vez mais o componente mais lento, mais intensivo em recursos e menos flexível do processo de backup.
Perguntas para a comunidade
- Você ainda está usando o WebGIS DR como seu principal mecanismo de recuperação de desastres?
- Você combina o WebGIS DR com backups nativos da nuvem (Azure Backup, AWS Backup, snapshots, snapshots VMware etc.)?
- Se sim, qual solução você realmente confia mais em um cenário real de recuperação de desastres?
- Alguém abandonou completamente os backups regulares do WebGIS DR e agora depende principalmente dos backups em nível de infraestrutura?
- Você discutiu essa abordagem com o Suporte Esri e, se sim, qual orientação recebeu?
- Existem organizações que executam com sucesso ambientes muito grandes do Enterprise onde o WebGIS DR ainda é prático?
Não estou procurando conselhos para solucionar problemas em uma implantação específica.
Na verdade, estou interessado em entender se há uma lacuna crescente entre a recomendação oficial para usar o WebGIS DR e o que as organizações realmente fazem operacionalmente em produção.
Eu ficaria muito interessado em saber como outros abordaram esse desafio.