Se isso já foi discutido, peço desculpas - tentei pesquisar o máximo de palavras-chave que pude antes de postar.
Nos blocos de mapa, a chave/legenda tem uma lista não ordenada (<ul>) de locais clicáveis, o que funciona bem para navegação visual e por teclado. No entanto, os itens da lista (<li>) são todos atribuídos ao papel de botão (role="button"), o que não é válido — e é uma violação do WCAG 2.1 que faz com que os usuários de leitores de tela não sejam informados sobre quantos itens há na lista. Isso se torna um grande problema com blocos de mapa robustos que têm dezenas — ou mais — de locais para navegar usando tabulação.
Há uma boa explicação em dequeuniversity.com/rules/axe/4.12/list (e peço desculpas, não posso linkar o texto porque minha conta não é antiga o suficiente).
Vou deixar para outros mais conhecedores do que eu, mas idealmente a legenda usaria um elemento semântico como <button> ou <a> dentro de cada item da lista, em vez de atribuir um papel clicável ao próprio item da lista.
Isso é algo que poderia ser resolvido? Pergunto porque somos uma instituição educacional governamental nos EUA, e temos um prazo até 26 de abril de 2027 para que todo o nosso conteúdo esteja em conformidade com o WCAG 2.1 (de acordo com os regulamentos federais ADA Title II). Adoramos os mapas Express nos StoryMaps que usamos para ensino e pesquisa, mas teremos que removê-los até o prazo se houver violações.
Obrigado por tudo que vocês fazem!