Nesta edição da Esri User Conference, tive a oportunidade de participar de um painel do Esri Young Professionals Network (YPN) intitulado O Poder de Dizer Sim às Oportunidades Certas.
Junto a um grupo incrível de painelistas, exploramos como o crescimento na carreira é frequentemente moldado pelas oportunidades que escolhemos perseguir e pelas lições que aprendemos ao longo do caminho.
Embora dizer sim possa abrir portas, uma das lições mais importantes que aprendi ao longo da minha carreira é que o crescimento não consiste em dizer sim para tudo. Trata-se de ser intencional com as oportunidades que você assume e cumprir os compromissos que faz.
Meu nome é Jon Rizo, e sou Líder de Equipe em Gerenciamento de Projetos dentro da organização Digital Experience da Esri, onde apoio uma equipe de gerentes de projeto enquanto entregam experiências digitais em eventos, resolvem desafios complexos e criam experiências significativas para os usuários da Esri. Ao longo da minha carreira, aprendi que algumas oportunidades podem acelerar o crescimento enquanto outras simplesmente adicionam ruído.
Neste post, compartilharei como aprender a diferença entre oportunidades significativas e distrações, ser honesto sobre a capacidade e cumprir compromissos moldou tanto minha carreira quanto minha filosofia de liderança.
Um “Sim” Pode Moldar Seu Crescimento & Carreira
Quando olho para trás na minha carreira, alguns dos maiores capítulos começaram com um sim. Dizer sim para servir no Exército dos Estados Unidos, seguir uma carreira em gerenciamento de projetos e assumir oportunidades na Esri que me tiraram da zona de conforto tiveram um impacto duradouro em quem sou hoje. Nenhuma dessas oportunidades veio com certeza, e certamente eu não me sentia totalmente preparado para todas elas.
Uma oportunidade que moldou significativamente minha carreira foi dizer sim ao espaço de gerenciamento de projetos de eventos na Esri. O trabalho me desafiou de maneiras que eu não havia experimentado antes. Havia prioridades concorrentes, requisitos em mudança e projetos altamente visíveis que exigiam que eu aprendesse rapidamente e me adaptasse constantemente. Embora nem sempre fosse confortável, isso me ajudou a construir confiança, fortalecer relacionamentos em toda a organização e, finalmente, crescer em oportunidades de liderança.
As oportunidades que moldaram minha carreira não foram aquelas para as quais eu me sentia pronto. Foram aquelas nas quais eu estava disposto a crescer.
Assuma o Controle para Abrir Portas
Um dos temas que emergiu durante nossa discussão foi a importância de assumir a responsabilidade pelo seu crescimento. As oportunidades nem sempre chegam no momento perfeito, e nem sempre vêm com instruções claras. Às vezes você precisa dar o primeiro passo antes de saber exatamente onde o caminho vai levar.
Ao longo da minha carreira, aprendi que o crescimento frequentemente começa com ação. Seja se voluntariando para um projeto, levantando a mão para ajudar a resolver um problema, falando em um evento ou desenvolvendo uma nova habilidade, essas escolhas podem criar oportunidades que você nunca esperava.
Algumas maneiras de assumir um papel mais ativo na abertura de portas:
- Esteja disposto a sair da sua zona de conforto.
- Procure oportunidades que estejam alinhadas com seus interesses e objetivos.
- Construa relacionamentos e aprenda com as pessoas ao seu redor.
- Foque no progresso em vez da perfeição; ninguém é infalível e todos cometem erros.
- Seja confiável e cumpra seus compromissos.
Muitas oportunidades não parecem transformadoras no momento. Seu impacto geralmente é revelado ao longo do tempo.

Oportunidade vs. Distração
No início da minha carreira, eu não era muito bom em distinguir a diferença. Se uma oportunidade aparecia, eu geralmente dizia sim porque achava que era isso que pessoas ambiciosas faziam. Com o tempo, percebi que oportunidades criam crescimento enquanto distrações criam atividade.
Hoje, faço três perguntas quando uma oportunidade se apresenta:
- Isso está alinhado com onde quero crescer?
- Tenho capacidade para fazer isso bem?
- O que estou dizendo não se eu disser sim?
Cada compromisso vem com uma troca, então eu encorajo você a se fazer essas perguntas para discernir quais oportunidades valem a pena perseguir.
Lidando com Sentimentos de Estar Subqualificado ou ‘Não Pronto’
Muitas pessoas hesitam em buscar oportunidades porque não se sentem “prontas.” Elas se preocupam por não ter experiência suficiente, conhecimento suficiente ou confiança suficiente. A verdade é que muito poucas oportunidades significativas chegam quando você se sente completamente preparado.
Durante o painel, compartilhei uma analogia que ressoou com muitos participantes: se você esperasse todos os sinais de trânsito entre sua casa e o trabalho ficarem verdes antes de sair pela manhã, você nunca sairia da garagem. O crescimento na carreira funciona muito parecido.
Esperar até se sentir completamente pronto muitas vezes significa perder oportunidades que poderiam ajudar você a crescer. Em vez de perguntar "Estou pronto?", considere fazer uma pergunta diferente: "Estou disposto a aprender?"
Se a oportunidade estiver alinhada com seus objetivos, desafiar suas habilidades e você tiver capacidade para se comprometer com ela, não deixe a incerteza te impedir. Confiança não é algo que você sempre tem antes da oportunidade. Frequentemente, é algo que você constrói aceitando o desafio e aprendendo ao longo do caminho.

Uma das maiores lições tanto do painel quanto da minha própria jornada profissional é que o crescimento não vem de dizer sim para tudo. Vem de escolher as oportunidades certas, ser intencional com seus compromissos e executar bem.
Também acredito que algumas das lições mais importantes vêm das oportunidades que não saem perfeitas. No início da minha carreira, o excesso de compromissos me ensinou o valor da priorização, gestão da capacidade e conversas honestas sobre o que eu poderia realisticamente assumir. Essas lições continuam moldando como abordo as oportunidades hoje.
Agradeço à Esri Young Professionals Network (YPN), Marcus Seepersad, Rosemary Boone, meus colegas painelistas e todos que participaram da sessão e contribuíram para a discussão. As perguntas reflexivas e conversas foram um ótimo lembrete de que esses desafios não são limitados a nenhuma fase da carreira. São lições que continuamos aprendendo e aplicando ao longo das nossas vidas profissionais.
Adoraria continuar essa conversa. Sinta-se à vontade para se conectar comigo no LinkedIn e compartilhar suas próprias experiências com oportunidades que moldaram sua carreira. Às vezes um "sim" pensado pode mudar tudo.
LinkedIn