Tenho pensado muito sobre isso ultimamente e queria compartilhar com a comunidade porque sei que muitos de vocês trabalham com localização industrial e de infraestrutura.<\/P>
Fabs de semicondutores são um dos tipos de construção mais exigentes quando se trata de seleção de local. Não estamos mais apenas procurando por terreno plano perto de uma rodovia. Um fab moderno precisa de energia massiva e estável (estamos falando de centenas de megawatts), milhões de galões de água ultrapura por dia, estabilidade sísmica com tolerância a vibrações na ordem de frações de milímetro, e proximidade a uma força de trabalho com habilidades técnicas muito específicas. Errar em qualquer um desses pontos significa bilhões em investimentos perdidos.<\/P>
Aqui é onde acho que o GIS deixa de ser um "bom ter" e se torna a única forma real de fazer isso seriamente. Você não pode avaliar tantas restrições sobrepostas em uma planilha. É necessário poder sobrepor mapas da infraestrutura utilitária com dados de áreas alagáveis, zonas de risco sísmico, direitos hídricos e dados de recarga do aquífero, capacidade das linhas de transmissão, acesso ferroviário e rodoviário, e demografia da força de trabalho, tudo ao mesmo tempo, em múltiplas regiões candidatas — e realmente ver onde está o envelope viável.<\/P>
O que acho mais interessante é a questão da água. Todo mundo fala sobre disponibilidade de energia, mas o fornecimento de água ultrapura e as permissões para descarga de águas residuais podem eliminar silenciosamente um local mais rápido do que a energia jamais faria. Sobrepor limites das bacias hidrográficas, alocações existentes dos direitos hídricos e modelos de risco de seca nos locais candidatos tende a revelar problemas muito antes do que um estudo tradicional de viabilidade faria.<\/P>
Outra coisa que continuo voltando é a sobreposição das zonas de incentivo. Muitos estados estão atualmente empilhando zonas de oportunidade, zonas francas comerciais e distritos incentivados adjacentes ao CHIPS Act. Se sua análise GIS não estiver acompanhando esses limites junto com as restrições físicas, você pode descartar um local que na verdade é a opção financeiramente mais forte quando os incentivos são considerados, ou vice-versa.<\/P>
Onde eu me questiono um pouco: GIS é incrível para restringir o campo, mas pode criar uma falsa sensação de precisão. Um modelo ponderado de adequação é tão bom quanto os pesos que você atribui para energia vs. água vs. sismo vs. força de trabalho, e esses pesos são no fim das contas uma decisão subjetiva, não um resultado puramente baseado em dados. Já vi equipes tratarem uma pontuação de adequação como se fosse gospel quando na verdade é apenas uma forma estruturada de organizar uma opinião.<\/P>
Tenho curiosidade sobre como outros aqui estão abordando o lado da ponderação multicritério disso. Vocês estão usando AHP (processo analítico hierárquico) para defender suas escolhas de peso para os stakeholders, ou algo mais flexível? E alguém já está incorporando dados da fila de interconexão da rede em seus modelos, dado o tempo que algumas regiões estão levando para aprovar novos consumos industriais em grande escala?<\/P>
Adoraria ouvir como outros profissionais GIS estão enfrentando a localização dos fabs, especialmente quem já trabalhou em um projeto até o início das obras. O que os dados acertaram e onde eles os levaram ao erro?<\/P>