A série "Como Eles Me Ajudaram" da Esri Community apresenta membros compartilhando conquistas profissionais significativas e como elas foram possíveis graças à ajuda de outros na plataforma. Essas histórias iluminam os fios muitas vezes não reconhecidos de conexão entre os usuários da Esri Community e o impacto que o compartilhamento de conhecimento pode ter em pessoas ao redor do mundo.
Todo verão, a Cidade de Marana, no Arizona, deve se preparar para a iminente monção que pode desencadear chuvas intensas. Antes da chegada do pico da atividade, a Cidade deve completar uma rodada completa de inspeções de poços de visita para identificar e resolver necessidades na infraestrutura hídrica, garantindo que o sistema esteja pronto para lidar com grandes volumes. É um projeto crítico e, em julho de 2025, eu me propus a tornar as inspeções mais rápidas e inteligentes.
Como Administrador Enterprise GIS da Cidade de Marana, dependo de muitas fontes para acompanhar o ritmo dos produtos GIS e Esri que usamos para servir nosso município. Quando enfrento dúvidas sobre ArcGIS Pro, ArcGIS Survey123 e até mesmo ArcGIS Enterprise, frequentemente recorro à Esri Community para ver se perguntas ou soluções anteriores podem ajudar a resolver desafios. Acredite quando digo que a Esri Community tem sido útil mais vezes do que não durante minha carreira em GIS!
Meu objetivo para o ciclo de inspeção de 2025 era construir um mapa que permitisse aos membros da equipe de campo tocar em poços de visita individuais, retornando automaticamente o número de identificação único de cada poço diretamente para um formulário Survey123. Eliminar a entrada manual de dados no campo aceleraria o processo e reduziria significativamente o risco de erro humano. O conceito era sólido, mas logo encontrei obstáculos técnicos que não consegui superar sozinho. Como já fiz muitas vezes antes, recorri à Esri Community para obter ajuda e, após pesquisar perguntas e soluções anteriores, compartilhei meu dilema em uma postagem: Mapa Clicável do Formulário S123 NÃO está funcionando para retornar atributo de um polígono
Soluções Rápidas dos MVPs da Esri Community
Em menos de uma hora, o MVP da Esri Community@Neal_t_kviu minha postagem e respondeu com várias sugestões promissoras que reabriram uma porta para avançar. (Oba!). Algumas partes ainda estavam difíceis, porém, e eu precisava de mais ajuda. Outro MVP,@abureaux, entrou com uma recomendação bem-sucedida para usar ArcGIS Field Maps para selecionar pontos antes de iniciar o Survey123. Embora essa não fosse exatamente a solução dentro do Survey123 que eu precisava, foi outro passo na direção certa. A colaboração durou poucas horas antes que@Neal_t_kapresentasse uma resposta final. (Uhul!).
Eu precisava usar Unidades Esri no Campo de Cálculo para superar o desafio que estava enfrentando no arquivo XML do Survey123 Connect. Isso significava usar um geopoint (tipo) com um texto (tipo) que contém o seguinte na coluna Cálculo do XML para ser usado no Survey123 Connect.
Imagem: XML Parcial para ver o geopoint e texto na coluna tipo, e o
início da coluna cálculo.
O Cálculo
pulldata(@layer , getValueAt, attributes.AttributeFieldName, https:\/\/ServerName\/server\/rest\/services\/LocationInREST\/FeatureServer\/#?distance=10&units=esriSRUnit_Foot, ${NameOfGeopointTypeInXML})
Explicação do Cálculo
- O pulldata(@layer) com o getValueAt recupera os dados de um único atributo – attributes.AttributeFieldName em uma camada de feição
- Os dados são extraídos do Serviço REST na URL listada https:\/\/ e certifique-se de incluir o Serviço REST #
- E o ?distance=10 com o &units=esriSRUnit_Foot calcula um buffer circular de 10 pés ao redor de um ponto (Nota: O primeiro parâmetro é um ? seguido por um & para quaisquer parâmetros adicionais)
- O ${NameOfGeopointTypeinXML} é o nome da pergunta geopoint no seu XML
Imagem: Formulário ArcGIS Survey123 no Connect para visualizar o atributo retornado automaticamente
de um Número de Poço quando esse ativo é clicado.
Ajuda para a Cidade de Marana é Ajuda para Muitos Outros
Implementar esse novo processo fez uma diferença tangível para a Cidade de Marana. Os membros da equipe de campo trabalhando no ciclo de inspeção estão se movendo mais rápido do que antes, com cada parada exigindo menos tempo para entrada de dados. Por design, o novo processo também reduz o risco de erros, aumentando a segurança e confiabilidade para nossos residentes. O tempo que os trabalhadores do campo recuperam através dessa eficiência é usado para outras tarefas importantes.
Um contador de visitas à página da minha postagem original mostra que muitos outros "passaram por aqui" para ler a discussão no ano desde sua publicação. É um lembrete que trabalhar abertamente para resolver problemas em uma comunidade GIS conectada da Esri cria valor que vai muito além da única pessoa que falou e buscou ajuda dos outros. Cada pergunta respondida pode ser um recurso para alguém enfrentando desafios semelhantes.
Obrigado@Neal_t_ke@abureaux! Sua expertise e disposição em ajudar tornaram essa solução possível.