That's Me!
Introdução
Sou um veterano condecorado da United States Air Force com mais de 20 anos de serviço e trabalhei como engenheiro civil projetando, construindo e mantendo bases ao redor do mundo. Completei uma infinidade de trabalhos: gerenciando um pequeno escritório de levantamento e mapeamento, simultaneamente administrando um departamento de engenharia enquanto me tornava instrutor de GIS, e administrando um esquadrão inteiro. Meu maior privilégio nesses papéis foi liderar, desenvolver e orientar centenas de indivíduos.
Primeiro ano no serviço.
Aposentadoria e meu último dia em uniforme.
Com base na minha experiência, aqui estão quatro ideias-chave que ajudam a moldar sua carreira e se desenvolver como profissional.
Aprenda Continuamente
Houve um crescimento e avanço tecnológico incríveis ao longo da minha carreira. Quando comecei minha jornada em GIS usando ArcMap 8.8, havia algumas centenas de ferramentas de geoprocessamento e apenas um punhado de programas para usar. Agora ArcGIS Pro tem milhares de ferramentas e se integra com dezenas de aplicações Esri, sem mencionar outros ecossistemas de software como Microsoft ou Autodesk.
Essa tendência de mudança, adaptação e melhoria não parece estar parando, mas sim acelerando onde quer que você olhe. Da mesma forma, a indústria com a qual você interage também avançará e evoluirá ou pode até mudar de local para local; práticas de construção no Ártico gelado são completamente diferentes do Oriente Médio escaldante.
Aprender continuamente é um requisito absoluto como profissional e trará dividendos ao longo da sua carreira.
Na Conferência FedGIS 2026 com o incrível John Nelson.
Aqui estão alguns recursos para ajudar você em sua trajetória na carreira GIS e manter-se como um aprendiz ao longo da vida:
Construa Confiança através dos Desafios
Sua carreira vai te desafiar; como você escolhe responder definirá sua trajetória como profissional. Construir habilidades técnicas faz parte da profissão, e algo para o qual naturalmente tendemos, mas o que acontece quando você enfrenta situações que te deixam inseguro?
Muitas pessoas têm a mesma hesitação em falar em público ou tomar decisões porque não sabem qual será o resultado e isso leva a uma simples falta de confiança. No entanto, inverta a lógica e pergunte como os outros se tornaram tão habilidosos. Simples: estabeleça um desafio e pratique!
Dizia a cada militar que supervisionava que era aceitável não ter sucesso completo em um desafio na primeira vez — desde que corrigissem qualquer erro e persistissem para alcançar o sucesso. Para mim, falar em público foi esse desafio, e levou muitos eventos na frente de dezenas de pessoas para me sentir confortável.
Quando você percebe que os desafios não são eventos únicos e deixar que eles te controlem não impedirá que continuem aparecendo, sua confiança disparará à medida que continuar superando-os e você começará a ver novas oportunidades.
Longe de casa no Afeganistão.
Estas são algumas estratégias que usei, e você também deveria usar, para construir sua confiança:
- Encontre e enfrente aquele projeto que parece estar fora do seu alcance
- Pratique habilidades interpessoais antes de precisar delas, como no Toastmasters International
- Ensine suas habilidades técnicas para outra pessoa
Encontre Oportunidades para o Sucesso
O que significa sucesso para você? É uma posição e título, renda, papéis e responsabilidades, o impacto que você tem na sua comunidade e meio ambiente, uma combinação desses ou algo mais?
Existem muitas maneiras erradas de alcançar o sucesso, mas não há uma única melhor maneira de fazê-lo. Descobri que um método simples, porém eficaz, são três conjuntos aninhados de metas a longo, médio e curto prazo. A visão a longo prazo é algo relativamente estático, seja aspirações pessoais ou profissionais. Médio prazo são os marcos, como habilidades, conhecimentos e experiências, para alcançar as metas a longo prazo que você deve revisar e atualizar a cada poucos anos. Metas a curto prazo são os passos individuais que constroem tudo o mais.
Alcançar suas metas exige esforço deliberado e muitas vezes você precisa buscar diferentes caminhos que seu trabalho pode não oferecer. Participar de organizações profissionais, voluntariar-se ou simplesmente expressar seus desejos ao seu supervisor são opções que permitem exercitar diferentes habilidades ou construir sua rede.
Aniversário durante o destacamento.
Alasca frio
Dubai quente
Aqui estão algumas organizações profissionais nas quais você pode começar a se envolver:
Torne-se o Líder que Você Quer
Existem muitos estilos de liderança e muitas oportunidades para liderança em todos os níveis de uma organização, embora nenhum estilo funcione em todas as situações para todas as pessoas. Primeiro, pratique ser um bom colega de equipe e colaborador. Emule o que bons líderes fazem, como ser um ouvinte ativo, responder adequadamente às situações e comunicar-se efetivamente.
Em segundo lugar, aprenda com chefes ruins e organizações o que você não quer fazer ou como agir. Infelizmente, você aprenderá mais com chefes ruins do que com um bom porque uma boa liderança faz parecer sem esforço — mas não confunda alguém que estabelece padrões elevados e aplica boas práticas como ruim. Eu sei disso na prática, pois optei por fazer um turno de combate de um ano para escapar de um chefe terrível, mas trabalhei muito para atender às expectativas daqueles mentores que me guiaram e apoiaram.
Em terceiro lugar, incorpore o que você aprendeu com todos os nossos desafios, oportunidades e pessoas que interagiram com você. No geral, você descobrirá se tem as habilidades e experiência necessárias para a situação, pode lidar com ela com alguma ajuda ou, raramente, pode precisar sair do caminho.
Finalmente, entenda que a verdadeira liderança não é apenas supervisionar alguém. É desafiar aqueles ao seu redor a desempenharem melhor, apontar o caminho para o sucesso e ajudar quando eles tropeçam — ações cruciais para uma profissão. Muitas vezes é confuso e difícil, mas incrivelmente gratificante ver aqueles ao seu redor alcançarem seu sucesso. A liderança que você uma vez precisou é o que você acabará fornecendo.
Becoming and Senior Noncommisioned Officer
Stand tall and proud.
Aqui estão algumas maneiras de desenvolver suas habilidades de liderança:
- Envie um artigo ou mapa para apresentar em uma conferência
- Torne-se um Embaixador YPN
- Inscreva-se na Rede de Mentores GPN
- Ajude a organizar um workshop, comitê ou evento voluntário
- Finalmente, e simplesmente suficiente, apenas tome iniciativa, grande ou pequena
Juntando Tudo
Então, o que tudo isso significa? Simplificando, isso é o que aprendi com minhas experiências e o que posso passar para os outros. Um dia você estará no meu lugar — mais velho, mais experiente e mais sábio pela sua experiência única. Você será solicitado a moldar sua carreira... pode fazer isso em quatro passos? Os mesmos pontos serão verdadeiros? Em uma profissão tão diversa mas unificadora como a nossa, como você guiará a próxima geração de jovens profissionais quando for sua vez?
Se quiser se conectar, por favor envie um email para matt.hotovec@pondco.com e conecte-se no LinkedIn. Sinta-se à vontade para comentar seus pensamentos abaixo.