Introdução: o mapa que eu gostaria de não ter que fazer
“Ah, não seria bom se tivéssemos serviço de trem novamente?”
“Eu pegaria o trem se tivéssemos um, mas vai demorar uma eternidade para construir.”
“A América é muito espalhada e os americanos são muito apegados aos seus carros.”
No contexto do transporte ferroviário de passageiros americano, já ouvi todas essas frases. Algumas são precauções razoáveis. Mas juntas, elas revelam um problema mais profundo: os Estados Unidos têm sido privados de imaginação para o transporte ferroviário de passageiros. Estamos acostumados a tratar a viagem de trem como uma novidade ou um luxo, não como uma infraestrutura normal de trânsito que molda como as áreas podem crescer.
Este projeto começou a partir dessa frustração. Eu queria uma maneira de tornar futuros potenciais do transporte ferroviário legíveis — primeiro para Wisconsin, depois com uma visão de como os corredores regionais se encaixam em um sistema nacional. GIS parecia o veículo claro (sem trocadilhos) para construir essa visão: o trem é geografia, e a defesa do transporte ferroviário é tanto sobre comunicação quanto sobre análise.
O resultado é um mapa web construído no ArcGIS Online (AGOL) e compartilhado através de uma experiência ArcGIS Instant Apps Sidebar que guia os usuários pelo serviço atual, expansões propostas e os destinos que esses corredores poderiam conectar. Você pode explorar o protótipo atual aqui:
Clique aqui para os vários Apps de Expansão do Transporte Ferroviário de Passageiros:
App Instantâneo focado em Wisconsin
App Nacional de Transporte Ferroviário
Figura 1: Extensão completa do app Wisconsin mostrando linhas existentes, corredores propostos e destinos.

Contexto e inspiração
Meu interesse pelo transporte ferroviário de passageiros é pessoal antes de ser técnico. Meu avô trabalhou na Divisão Ferroviária do Departamento de Transporte de Wisconsin. No final dos anos 2000/início dos anos 2010, essa divisão ajudou a montar o que teria sido o primeiro verdadeiro corredor ferroviário de alta velocidade do país (e teria sido concluído muito mais rápido que o da Califórnia). A história política do porquê esse esforço colapsou está fora do escopo deste artigo, mas é central para explicar por que um mapa como este parece necessário. Para mim, sem uma visão literalmente não podemos ver para onde estamos indo.
Em termos de inspiração para planejamento, baseei-me em várias fontes amplas que já fazem o trabalho conceitual pesado:
Esses documentos (e as conversas ao redor deles) fornecem uma narrativa coerente do “o que deveria existir”. Meu objetivo foi traduzir isso em um mapa interativo que torna a visão tangível em múltiplas escalas.
Por que ArcGIS Online e Instant Apps?
AGOL me permitiu fazer duas coisas importantes para trabalhos GIS orientados à defesa:
- Prototipar rapidamente em forma pública.
Camadas hospedadas, estilização no Map Viewer e design dos pop-ups facilitaram iterar sem grande carga no desktop. - Oferecer uma experiência guiada e acessível ao usuário.
Quando o público inclui usuários não-GIS, um mapa web sozinho pode parecer opaco. O template Sidebar do Instant Apps adiciona estrutura narrativa sem exigir desenvolvimento personalizado.
Existem formas “mais sofisticadas” e francamente melhor organizadas para construir apps ferroviários. Mas o template Sidebar atingiu um ponto ideal: provou ser rápido para configurar, limpo no mobile e naturalmente orientado à história para exploração multi-camada.
Dados e fluxo de trabalho GIS
Passo 1: Montar geometria base das ferrovias
Comecei com dados vetoriais polilinha da National Rail Network como base. O trabalho inicial envolveu puxar conjuntos de linhas dos portais públicos ferroviários (especialmente o portal de dados da Federal Railroad Administration) e depois simbolizar uma “tela ferroviária” limpa para Wisconsin e os EUA em geral.
Ações chave no AGOL Map Viewer:
- Importar linhas base ferroviárias como camadas hospedadas.
- Aplique simbologia distinta para passageiros vs. carga onde os dados permitiram.
- Configurar visibilidade dependente da escala para que o mapa não sobrecarregue usuários em níveis estaduais/nacionais de zoom.
Figura 2: Simbologia da camada base ferroviária com painel de configurações de visibilidade baseada na escala.

Passo 2: Mapear serviço atual de passageiros
Com a rede base no lugar, adicionei corredores e paradas existentes da Amtrak. Isso fornece uma base: os usuários podem comparar “o que é” com “o que poderia ser”.
Escolhas nos popups:
- Nome simples da rota + notas sobre frequência (quando conhecidas)
- Popups das paradas enfatizando conectividade interurbana e potencial de transferência
- Tipografia limpa e campos mínimos para manter alta legibilidade na Sidebar
Passo 3: Rascunhar corredores propostos (do esboço à camada feature)
Cerca de 80% dos corredores propostos em Wisconsin começaram como linhas esboçadas — rotas conceituais traçadas sobre infraestrutura existente. Inicialmente eram polilinhas leves com poucos atributos. Esboçar no AGOL foi rápido e me ajudou a experimentar múltiplas variantes.
Mas os esboços atingiram um limite: campos limitados, topologia inconsistente e popups não robustos. Nesse ponto, minha mentora Ana Wells ajudou a converter as linhas em uma camada feature hospedada devidamente atribuída:
Fluxo de trabalho:
- Exportar linhas esboçadas.
- Limpar topologia, mesclar segmentos e adicionar atribuição principal no ArcGIS Pro.
- Publicar como camada feature hospedada novamente no AGOL.
- Substituir camada esboço no mapa web e reconfigurar popups.
Esse passo transformou um mapa conceitual em uma plataforma para análises futuras (proxies de demanda, tipologias dos corredores, construções por fases).
- Esboçar é ideal para ideação.
- A limpeza profissional é ideal para camadas prontas para publicação.
- A transição entre os dois é o que faz o trabalho conceitual escalar.
Passo 4: Adicionar destinos como resposta ao "o quê" e "por quê"
Uma visão ferroviária sem destinos são apenas linhas. Adicionei uma camada pontual Destinos para ilustrar as viagens práticas e culturais que o trem pode desbloquear.
Exemplos incluem:
- Pólos universitários e campi
- Principais destinos esportivos/eventos (Badgers, Packers)
- Festivais regionais e centros urbanos
Esses recursos usam ícones personalizados e campos simplificados para apoiar leitura rápida nos popups.
< P >< FONT size = "2" >< STRONG > Figura 3: </ STRONG > Close-up da camada Destinos: Fiserv Forum em Milwaukee. </ FONT ></ P >< P >< span class = "lia-inline-image-display-wrapper lia-image-align-inline" image-alt = "MadMapper24_3-1764965188762.png" style = "width: 317px;" >< img src = "
https://us.v-cdn.net/6038851/uploads/images/144927i801A44DD26C9626E/MadMapper24_3-1764965188762.png" width = "317" height = "254" role = "button" title = "MadMapper24_3-1764965188762.png" alt = "MadMapper24_3-1764965188762.png" / ></ span ></ P >< P >< STRONG > Passo 5: Zonas conceituais de impacto econômico </ STRONG ></ P >< P > Finalmente, adicionei camadas conceituais estilo buffer representando “áreas de impacto” ao redor dos corredores propostos. Estas não são modelos econômicos finais — pense nelas como iniciadores de conversa. </ P >< P > Elas funcionam como: </ P >< UL >< LI > proxies visuais para influência do corredor </ LI >< LI > dispositivos estruturantes para discutir crescimento, turismo e economias de fim de semana </ LI >< LI > espaços reservados para futuras camadas modeladas </ LI ></ UL >< P >< STRONG > Construindo o App Instantâneo Sidebar </ STRONG ></ P >< P >< STRONG > Por que especificamente uma sidebar </ STRONG ></ P >< P > Eu tentei vários formatos de app, mas continuei voltando à sidebar por duas razões: </ P >< OL >< LI >< STRONG > Controle narrativo. </ STRONG >< BR /> Mapas ferroviários podem rapidamente ficar carregados demais com camadas. A sidebar me permite organizar a ordem em que os usuários encontram a complexidade das camadas feature. </ LI >< LI >< STRONG > Um layout estável com mapa mais explicação. </ STRONG >< BR /> O mapa permanece o foco principal, mas ferramentas, legendas e texto não flutuam ou colapsam imprevisivelmente em telas menores. href="
https://doc.arcgis.com/en/instant-apps/latest/create-apps/sidebar.htm?utm_source=chatgpt.com" target="_blank" rel="nofollow noopener noreferrer">ArcGIS+1
Destaques da configuração da Sidebar
No Instant Apps, eu configurei:
- Seções/abas alinhadas às perguntas do usuário, por exemplo:
- Serviço atual
- Corredores propostos de Wisconsin
- Destinos e lógica de viagem
- Contexto de expansão nacional
- Favoritos para pular entre os pontos da história. ArcGIS
- Alternadores de camadas com títulos agrupados para reduzir a desordem.
- Uma legenda + busca limpa no painel para exploração rápida.
- Layout responsivo padrão para manter a experiência utilizável em telas móveis/salas de reunião.
Figura 4 (sugerida): Painel da Sidebar mostrando a estrutura das seções, favoritos e camadas agrupadas.
Como o app funciona
Visão de Wisconsin
A experiência focada em Wisconsin está organizada em três grupos de camadas:
- Linhas Ferroviárias
- Serviço Amtrak existente
- Corredores propostos traçados sobre a infraestrutura atual
- Uma visão centrada em Madison conectando Green Bay, Eau Claire, La Crosse e a região Superior/Duluth
Destinos- Iconografia personalizada para principais centros culturais/econômicos
- Criado para responder: “Quem se beneficia e quais viagens ficam mais fáceis?”
Zonas de Impacto Econômico- Buffers conceituais representando a influência do corredor
- Uma forma estruturada de falar sobre impactos posteriores sem alegar precisão
Esta visão foi projetada para ser intuitiva para usuários não-GIS. A história avança de rede → lugares que valem a pena visitar → por que essas linhas importam.
Visão nacional
A visão nacional amplia o foco. As camadas são agrupadas por região e papel no sistema:
- Amtrak Midwest
- Amtrak South
- Outras expansões nacionais / corredores principais
A ideia não é prever um plano mestre federal. É mostrar coerência — que os corredores de Wisconsin só alcançam valor total quando se conectam a uma espinha dorsal nacional.
Figura 5 (sugerida): Extensão nacional mostrando corredores agrupados e a posição de Wisconsin dentro de uma rede mais ampla.
O que este mapa é (e o que não é)
Este projeto é uma ferramenta de comunicação proof-of-concept, não um plano de engenharia. Os corredores propostos são intencionalmente plausíveis o suficiente para discussão, mas flexíveis para revisão quando dados melhores, realidades de custo ou prioridades dos stakeholders surgirem. Além disso, é um trabalho contínuo, significando que partes do app ainda estão sendo construídas enquanto o avião (ahem, trem) está no ar, considerando mudanças na visão nacional.
Trabalhar sem especificações rígidas foi tanto difícil quanto libertador. Me forçou a inventar critérios conforme avançava, mas também me permitiu construir em torno das perguntas reais dos usuários — ao invés de um modelo pré-definido.
Se há uma grande lição para profissionais GIS fazendo trabalho orientado à advocacia:
GIS não é apenas análise. É contar histórias.
Um mapa ferroviário não exibe apenas linhas. Ele ajuda as pessoas a imaginar viagens que ainda não podem fazer.
Lições aprendidas
- Prototipe rápido, depois profissionalize.
O esboço no AGOL revelou rapidamente a estrutura do app. A limpeza no ArcGIS Pro tornou os dados credíveis e reutilizáveis. - Seja transparente sobre incertezas.
As primeiras camadas eram imperfeitas, mas compartilhá-las convidou feedback que melhorou as iterações posteriores. - A estrutura da UI importa tanto quanto os dados.
A Sidebar transformou um “mapa legal” em uma ferramenta compreensível para públicos mistos. - Visões ferroviárias precisam de destinos.
O trabalho com camadas pontuais não era decoração; era a justificativa humana para investimento.
Agradecimentos
Embora eu tenha construído este projeto em grande parte sozinho, devo muito da sua realização à ajuda e inspiração de outras pessoas.
Agradeço ao meu avô Keith por incutir o amor pelo trem. Agradeço a Howard Veregin e Ana Wells na SCO — especialmente Ana pela ajuda prática na conversão dos esboços em camadas publicáveis. Agradeço a Tony Van der Wielen (WisDOT), Terry Brown (WisARP) e Chris Ott (WisARP, anteriormente HiSRA) pelas percepções iniciais, feedback e incentivo neste projeto. E agradeço aos meus pais, Mel e Joe, pela curiosidade e apoio. Outro grande obrigado a muitos outros não nomeados aqui, cujos conselhos e contribuições ajudaram a colocar este projeto nos trilhos (trocadilho intencional).