Olá a todos,
Estou trabalhando com uma Esri Utility Network para um sistema de distribuição de gás e tenho uma pergunta específica sobre a melhor prática para lidar com pontos de medição de gás (PM) - (ou pontos de interconexão ou interceptação) - e válvulas como controladores de sub-rede.
No nosso sistema atual (geometric network), os distritos são definidos por esses três objetos:
- válvulas
- pontos de medição
- pontos de interconexão ou interceptação
Aqui está uma ilustração simplificada do cenário:

A linha verde representa o Distrito A.
A linha azul representa o Distrito B
A válvula (representada por um símbolo de borboleta) está localizada na fronteira entre o Distrito A e o Distrito B.
O ponto de medição (PM) está muito próximo da válvula (cerca de 1 metro de distância) e pertence ao Distrito B.
Se configurarmos tanto a válvula quanto o PM como controladores de sub-rede, isso causará problemas na validação da sub-rede porque o tubo do meio (X) que na realidade é do distrito B seria definido como um novo mini distrito.
Minhas dúvidas e perguntas são:
É recomendado usar apenas válvulas como controladores de sub-rede e tratar os pontos de medição (PM) como ativos regulares logicamente conectados às válvulas? Em qual grupo fcl/ativo/tipo de ativo é melhor colocar os PM? Quais regras podemos usar (junção-aresta ou colocar o ponto de medição afastado da tubulação)?
- É recomendado usar apenas válvulas como controladores de sub-rede com um atributo que identifique que também são usados como PM?
Alternativamente, existe uma melhor prática para modelar pontos de medição e válvulas ambos como controladores de sub-rede quando estão tão próximos e pertencem ao mesmo distrito?
Como outras implementações da utility network lidaram com esse tipo de situação?
Existem regras ou configurações específicas da sub-rede que podem evitar erros de validação neste caso?
Obrigado antecipadamente por qualquer conselho ou exemplos!
Astrid