SpoilerAviso: A ferramenta no download do blog tem um problema conhecido, no ArcGIS Pro 3.6 quando executada na thread principal a saída não é retornada corretamente - a tabela de consulta para categorias alternativas de lugares está ausente - então use a thread de geoprocessamento, que é o comportamento padrão.
Aqui estão 350 mil pontos de interesse na República Tcheca que gerei sob demanda, com campos descritivos da tabela base e descrições relacionadas de categorias alternativas, todos como feições no memory workspace do ArcGIS Pro. Você pode criar seus próprios dados para qualquer área de interesse mundial usando a ferramenta script de geração de dados no download do blog. Você precisará do ArcGIS Pro 3.5+ e alguns segundos do seu tempo - no meu caso 35 segundos para os dados da República Tcheca (isso é 761422 feições no total entre os pontos de lugar e a tabela de consulta).
Pontos de lugar na República Tcheca
Vou deixar você inspecionar o código-fonte da ferramenta por conta própria, mas o ponto principal é que é fácil manipular dados em escala global no Pro sem se preocupar com limitações de escala ou desempenho - quando você usa a abordagem certa - nomeadamente com DuckDB.
A inspiração para este post veio quando eu estava revisando uma apresentação do PyData 2025, onde me lembrei que fluxos de trabalho maiores que a memória podem ser tratados pelo DuckDB, incluindo consultas com componente espacial.
No caso da ferramenta do post, o componente espacial é um parâmetro de entrada de dados poligonais (qualquer sistema de coordenadas, qualquer número de polígonos, a feição azul clara no mapa) que delimita uma área de interesse, e para um componente não espacial, uma cláusula where opcional a ser aplicada além da área de interesse. No caso dos dados mostrados, a cláusula foi country = 'CZ'. Você deve criar alguns dados de teste em uma pequena área de interesse para refinar qualquer cláusula where que precisar - a cláusula deve usar identificadores do esquema dos dados de saída e sintaxe DuckDB SQL.
Note que na ferramenta eu não passo os dados por um dataframe, uso uma relação DuckDB e cursor insert do ArcPy.
É isso, geração performática de dados sob demanda no ArcGIS. A ferramenta acessa a última versão do tema places da Overture Maps Foundation places theme, atualizada mensalmente.
Por favor, comente aqui caso tenha algum problema.