AI e ArcGIS
AI tem sido parte do Sistema ArcGIS há muito tempo, tornando-o AI-enabled mesmo antes do aumento do interesse. À medida que as conversas sobre AI continuam a crescer, este blog destacará as maneiras inovadoras pelas quais AI está sendo integrada dentro do ArcGIS, especificamente no Survey123. Esta será a primeira parte de uma série de três blogs que aborda essas capacidades no contexto dos utilitários de gás.
Na última década, a Esri tem integrado progressivamente capacidades de AI em seu sistema, respondendo à crescente curiosidade e demanda por soluções e capacidades impulsionadas por AI. Como podemos incorporar AI nos fluxos de trabalho? Como AI pode tornar minha vida um pouco mais fácil? Como AI pode me tornar mais produtivo? Essas são perguntas que ouvimos, fazemos e continuamos a responder para nossos clientes.
Tornando-me Mais Produtivo
Ao considerar a pergunta, “Como AI pode me tornar mais produtivo?” Ou “Como isso pode tornar minha vida um pouco mais fácil?” Eu automaticamente penso nas capacidades de AI no Survey123, especificamente no assistente Survey123. Projetar pesquisas do zero pode consumir muito tempo, mas é exatamente aí que o assistente Survey123 entra. Em vez de se prender a todos os pequenos detalhes, você pode deixar o assistente fazer o trabalho pesado. Ele simplifica todo o processo de construção da pesquisa usando linguagem conversacional para que você possa gastar mais tempo nas tarefas que precisam da sua atenção.

AI e Utilitários de Gás
Quando trazemos essas capacidades de AI no Survey123 para o contexto dos utilitários de gás, podemos ver como essas aplicações do mundo real tornam a vida diária um pouco mais fácil para os usuários e aumentam a produtividade, aliviando a monotonia das tarefas diárias. Como alguém que passou muitas horas na mesa criando pesquisas, eu só sonhava com dias em que algo fizesse isso passar mais rápido e tornasse um pouco mais fácil. O assistente Survey123 permite gerar pesquisas rapidamente através da linguagem conversacional e fazer alterações na formatação e configuração instantaneamente. O que eu só sonhava agora é uma realidade.

Transformação do Papel para o Digital
Vamos nos colocar no lugar de um Analista GIS em um utilitário de gás que foi encarregado de pegar o formulário de inspeção de corrosão atmosférica da organização e criar uma versão digital, já que a organização está fazendo uma transição para o digital. Esta não é uma tarefa direta; durante esse processo o analista precisa fazer melhorias na pesquisa. Essa tarefa pode parecer assustadora, mas o assistente Survey123 pode desempenhar um papel fundamental nessa transformação.
O primeiro passo é abrir o assistente e simplesmente fazer uma pergunta usando linguagem conversacional. A qualidade do seu prompt de entrada afeta diretamente a qualidade do rascunho da pesquisa gerado, é realmente simples assim. Mas como é um bom prompt? E um prompt ruim ou vago?
Vamos construir sobre o exemplo do formulário de inspeção de corrosão atmosférica. Quando você pede ao assistente, “Por favor, crie um formulário com 10 perguntas para uma inspeção de corrosão atmosférica”, ele gera imediatamente um rascunho personalizado para esse caso específico. Você pode então iterar facilmente, refinando perguntas, ajustando a redação ou mudando a estrutura da pesquisa indo e voltando com o assistente até que o formulário atenda às suas necessidades.

Agora, considere o que acontece com um prompt vago (ruim). Se você simplesmente pedir, “Crie uma pesquisa com 10 perguntas,” sem nenhum contexto, o assistente não poderá gerar um rascunho significativo da pesquisa. Em vez disso, ele pedirá mais informações. Acontece que o assistente não é um leitor de mentes. Incluir informações específicas como tópicos, público-alvo pretendido e perguntas relevantes permite que o assistente gere resultados mais diretamente relacionados ao seu pedido.

Como mencionei anteriormente, fornecer mais detalhes e contexto no seu prompt de entrada leva a um rascunho muito mais forte da pesquisa gerada. Uma vez gerado o rascunho você pode continuar colaborando, refinando tanto o conteúdo quanto o design até que a pesquisa esteja perfeita. Mesmo depois de gerar sua versão final, você pode voltar ao assistente para fazer ajustes adicionais, garantindo que sua pesquisa evolua conforme suas necessidades mudam.
Capacidades Técnicas
Embora essa capacidade não elimine sua carga de trabalho ou tire coelhos da cartola (talvez algum dia), ela vai ajudar a simplificar o design e configuração da pesquisa. Vamos explorar o que o assistente pode e não pode fazer, para que você possa passar menos tempo procurando na internet e mais tempo se maravilhando com a mágica que ele realmente entrega.
O assistente Survey123 pode…
Projetar pesquisas inteiras usando linguagem conversacional.
Você pode fazer perguntas, e o assistente fornecerá sugestões para criar uma pesquisa.
Permitir que você adicione ao design da sua pesquisa.
Permitir que você faça correções no design da pesquisa.
Gerar perguntas exemplo baseadas no contexto e prompt fornecidos por você.
As limitações são… (atualmente em agosto de 2025)
É possível que produza resultados inconsistentes pois é construído sobre tecnologia em rápida evolução.
Algumas configurações como regras de visibilidade e temas para aparência do formulário não são suportadas.