Olá a todos,
Uma pergunta rápida sobre meu fluxo de trabalho atual no drone2map. A estação base NTRIP que uso para correções RTK tanto para meu M3E quanto para o GPS Trimble reporta em NAD 1983 (2011). Portanto, eu coleto meus GCPs em NAD 1983 (2011) e o CRS das minhas imagens é também NAD 1983 (2011), já que estou usando a mesma base para RTK.
O problema surge quando importo meus GCPs (ou pontos de verificação, neste caso) para o drone2map. Quando os mantenho no mesmo CRS em que foram coletados, o drone2map define por padrão o sistema de referência do projeto para WGS 1984 UTM Zone 12N HRS com NAD 1983 (2011) VRS. Então, não consigo corrigir os sistemas no drone2map porque os controles estão no projeto, impedindo-me de alterar o sistema de referência do projeto (ou transformação, para ser mais preciso, da qual nenhuma existe porque WGS 1984 HRS e NAD 1983 VRS são incompatíveis, claro). Assim, tenho que ir ao Pro e projetar os pontos de verificação para WGS 1984, um passo extra.
Reconheço que os produtos precisam estar em um CRS projetado, mas por que então não definir como padrão NAD 1983 UTM Zone 12N? Não deveria definir um sistema de referência WGS quando todos os meus dados do projeto estão em NAD. Se definisse como padrão NAD 1983 UTM Zone 12N, nem seria necessária transformação alguma, e eu não precisaria reprojetar meus pontos de verificação.
Isso me pouparia o tempo gasto reprojetando meus pontos de verificação para cada orto, dos quais produzo uma quantidade absurda para minha universidade local.
Minha pergunta então: existe uma maneira de alterar o sistema de referência projetado padrão assumido pelo drone2map ao importar GCPs que estão em um sistema de referência geográfico? Reprojetar é indiscutivelmente fácil e rápido, mas é um passo extra e desnecessário que só serve para prolongar meu fluxo de trabalho. Faria sentido que o software assumisse um sistema projetado NAD padrão quando todos os dados do projeto são importados em NAD.
Obrigado por qualquer contribuição ou conselho oferecido.