GIS como um Ativo para Toda a Agência no Departamento de Recursos Naturais da SC
Em outubro passado, tive a satisfação de ser convidado para falar em um Simpósio de GIS durante a Conferência 2024 da Natural Areas Association em Manhattan, Kansas, coordenada pelo nosso próprio Chris Tracey (NatureServe) e Sunny Fleming da Esri (@LittleMissEsri). Foi muito inspirador ver todo o trabalho incrível de GIS sendo feito para proteger nossas áreas naturais em todo o país e conectar com alguns dos melhores pesquisadores e profissionais de conservação incríveis que existem.
O tema da conferência deste ano foi 'Onde a Ciência Encontra a Gestão'. Eu me apeguei a esse tema durante minha palestra; afinal, como a ciência pode encontrar melhor a gestão do que através do uso do GIS? Essa tecnologia atravessa todos os aspectos da conservação dos recursos naturais; de fato, está em plena exibição no SCDNR. Nossa agência investiu muito em GIS nos últimos 5 anos e, como resultado, ele é usado de forma holística em todo o departamento.
Como exemplo: No início do ano passado, um engenheiro florestal consultor entrou em contato conosco referente a um trecho florestal destinado ao corte raso por um proprietário privado. O engenheiro havia executado um relatório de revisão de espécies na propriedade, então ela sabia que a tartaruga manchada, uma espécie listada pelo estado, havia sido documentada nas proximidades. Não é que dentro de poucos minutos após chegar ao local, eles encontraram não apenas uma, mas várias tartarugas manchadas na propriedade.
O engenheiro florestal estava naturalmente preocupado, porque ela sabia que o habitat era importante para as tartarugas e queria entender como poderia melhor aconselhar seu cliente (cortar ou não cortar?). Enquanto isso, eles compartilharam fotos e a localização da observação da tartaruga usando nossos formulários públicos e, dentro de alguns dias, esses dados foram adicionados ao banco de dados estadual do patrimônio natural para espécies preocupantes e incorporados em um conjunto de dados de treinamento para melhorar modelos que preveem habitat adequado em todo o estado.
Alguns meses depois, entrei em contato com o engenheiro florestal para saber se uma decisão havia sido tomada. Eles ficaram felizes em relatar que o proprietário não apenas decidiu não colher madeira desse habitat, mas planeja estipular em uma servidão que essa parte da propriedade está proibida para colheita/desenvolvimento madeireiro perpetuamente, para proteger as espécies que dependem dele (!!!!).
Eu conto essa história primeiramente porque é um exemplo INCRÍVEL de GIS/dados informando resultados de conservação (ISSO é POR QUE fazemos isso para viver, certo??), mas também para destacar que essa única história não seria possível sem quase uma dúzia de diferentes ferramentas/aplicativos GIS para fazê-la funcionar. O engenheiro florestal interagiu com nossos dados usando nossos sites ArcGIS Hub, com um conjunto de aplicativos Experience Builder usando serviços de geoprocessamento no nosso ambiente ArcGIS Enterprise. Eles enviaram seus dados usando Survey123. Nós ingerimos seus dados usando Python Notebooks no ArcGIS Pro e hospedamos os resultados da modelagem no Image server. E a lista continua. Se não tivéssemos essas ferramentas disponíveis para o engenheiro florestal quando tivemos, é totalmente possível que essa história tivesse terminado na perda do habitat essencial para a tartaruga manchada na SC. Então como chegamos aqui?
Um dos meus primeiros grandes projetos no SCDNR envolveu uma reformulação do banco de dados do Programa Natural Heritage das espécies preocupantes. Nossa tarefa era tornar a entrada de dados mais eficiente enquanto cumpríamos a metodologia NatureServe e tornávamos os dados mais acessíveis aos parceiros e profissionais por meio da automação enquanto protegíamos dados sensíveis. Se esses requisitos soam familiares, você não está sozinho! A busca por tornar os dados mais acessíveis e eficientes por meio da automação é algo que surge em todos os lugares. “Não seria ótimo se pudéssemos [inserir projeto aqui] automatizar?” é um sentimento comum na nossa linha de trabalho! Caso em questão: este ano, nossa equipe excepcional de GIS lançou um novo site hub das terras públicas do DNR – uma melhoria dramática do que estava disponível anteriormente, abrindo caminho para fluxo simplificado dos dados.
Resumindo, essa reformulação do programa tem sido um projeto bem-sucedido que nossa agência (e outras!) apontam como um exemplo do que o GIS pode fazer se gerenciado ponta a ponta. Ao longo dos anos, projetos similares foram implementados, ampliando nosso portfólio que demonstra o benefício da gestão habilitada por localização para alcançar a missão da nossa agência. Manter nossas declarações de missão e visão em mente eu acho que é uma das razões pelas quais temos tido tanto sucesso no nosso crescimento contínuo. Como principais gestores para o manejo/proteção dos recursos naturais do nosso estado, o SCDNR só tem a ganhar usando GIS para alcançar seus objetivos.
GIS está em toda parte no SCDNR! Desde os primeiros adotantes no Programa Natural Heritage (A) e melhorias recentes nas nossas páginas das terras públicas (B) até trabalhos incríveis acontecendo com nossos programas de Arqueologia, Geologia, Recursos Marinhos, Climatologia, Vida Selvagem/Pesca, Proteção Territorial, só para citar alguns (C).
A.

B.

C.

Não me entenda mal: Chegar a um ponto onde GIS é onipresente em nossa organização não foi fácil, não aconteceu da noite para o dia e ainda é um trabalho em progresso. Há MUITAS partes móveis a considerar e cada organização é diferente – mas eu acho que manter algumas coisas em mente pode ajudar a avançar!
Demonstre benefício – foque no ROI: você não pode discutir com resultados mensuráveis que definem sucesso usando GIS! Horas economizadas da equipe, quantidade de dados coletados ou quantidade de interação do usuário podem ajudar muito a justificar a necessidade de investir em GIS.
Construa relacionamentos, seja intencional: Sempre que tenho chance, estou sempre ansioso para sair ao campo para entender melhor o que nossa agência faz e como GIS poderia servir melhor às suas necessidades. Garantir que os usuários estejam bem treinados para usar (e tenham tido input inicial) nas ferramentas que construímos é crítico para um projeto bem-sucedido.
Encontre os campeões, faça amigos: Encontrar apoiadores chave na sua organização que conhecem o valor do GIS e têm capacidade para defender investimentos pode ajudar muito. Posso ficar aqui escrevendo sobre quanto amo GIS o dia todo, mas se os tomadores de decisão na minha organização não acreditarem (ou mesmo apenas entenderem) que é crítico, não será prioridade.
Cultive autocuidado: Vá para San Diego (Esri UC), Asheville (Conferência Natural Areas 2026), ou onde quer que te inspire! Compartilhar histórias bem-sucedidas (ou talvez problemáticas!) com colegas sempre foi um forte motivador pessoal para mim.
E claro, quando estiver na dúvida: Olhos na missão.