Olá a todos,
Relativamente novo no Arc Hydro e em recursos hídricos como área de estudo - peço desculpas se a resposta para esta pergunta deveria ser óbvia, mas já ultrapassei a superfície neste ponto e não encontrei o que estou procurando.
Estou trabalhando na atualização de uma camada de canais de riachos para uma pequena cidade com gradientes de elevação relativamente dramáticos. A camada fonte que eles têm atualmente foi digitalizada nos anos 90 e possui algumas imprecisões significativas. Trabalhando a partir de um DEM derivado de Lidar atual, usei o conjunto de ferramentas Hydrology do Arc Pro para obter Direção do Fluxo, Acumulação do Fluxo e criar canais de fluxo. Meu objetivo é desenvolver uma camada precisa de canais de fluxo adequada para análise de bacias hidrográficas em diferentes escalas de ordem de fluxo.
Em áreas não desenvolvidas, os canais derivados do DEM são claramente mais precisos do que a camada antiga - no entanto, perto da infraestrutura, áreas desenvolvidas e áreas urbanas, os canais derivados do DEM começam a se comportar estranhamente. Com base em uma inspeção visual, muitos dos comportamentos "estranhos" dos canais estão em áreas onde a infraestrutura MS4 direciona a água sob a superfície antes de liberá-la novamente nos canais superficiais do outro lado da obstrução (ou seja, estrada, etc.).
Estou me perguntando se é possível usar o conjunto de ferramentas Arc Hydro (ou qualquer outra coisa que funcione!) para "informar" o processamento da derivação dos canais baseado no DEM sobre a infraestrutura MS4 - por exemplo, para "ligar" os nós de entrada e saída em cada extremidade de um tubo de drenagem pluvial de modo que a Acumulação do Fluxo some o valor total acumulado na célula sob a entrada à célula sob a saída, e a Direção do Fluxo reconheça o tubo de drenagem pluvial como um canal de fluxo preservando assim o fluxo real morro abaixo sem preenchimento automático, vagando pela estrada e às vezes talvez encontrando seu caminho de volta ao canal real.
Veja a imagem anexada para camada antiga de fluxo (negrito, vermelho), nós e tubos da drenagem pluvial (pontos verdes\/linhas pretas respectivamente), e canais recém-derivados (azul) fazendo coisas loucas de preenchimento automático para manter a conectividade.
Com base no meu entendimento atual (limitado!) das ferramentas Arc Hydro, elas funcionam na direção oposta ao que estou pedindo - ou seja, você precisa ter canais precisos para começar antes de poder integrá-los com a infraestrutura da drenagem pluvial. Também ainda não tenho certeza se, mesmo quando totalmente integrados, o fluxo é realmente "encanado" através do sistema da drenagem pluvial com respeito às entradas e saídas. Estou considerando tentar "queimar" os tubos da drenagem pluvial no DEM para alcançar um efeito semelhante, mas isso me parece uma prática potencialmente ruim, então estou procurando mais informações sobre outros métodos (ou, se essa ideia for tão inteligente quanto pensei quando me ocorreu pela primeira vez, por favor me avise e você vai alegrar meu dia).<\/P>
Qualquer sugestão, recurso, exemplo etc. que possa me ajudar a conceituar uma solução para este problema é bem-vindo! Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.
PS - Em nota relacionada: estou planejando apagar os novos fluxos por uma camada de estradas onde quer que os fluxos passem por baixo das estradas - quando eu apagar os fluxos recém-derivados pela área da estrada, isso interrompe minha capacidade "rio abaixo" (haha) de usar os nós finais do fluxo como pontos de despejo para análise da bacia hidrográfica? Ainda não pensei tão adiante, profundamente grato por quaisquer pensamentos!<\/P>
<\/span><\/P>