Eu trabalho com planejamento de estradas florestais em terreno íngreme no oeste da Noruega. Frequentemente, a questão é encontrar uma linha de declive suficiente para a estrada. Um método antigo para fazer isso é usar um mapa de contorno em papel e uma bússola geométrica com a abertura fixa na distância entre os contornos que equivale a um gradiente adequado para a estrada, por exemplo, 15%. Com um intervalo de contorno de 5 metros, a abertura da bússola deve ser fixada em (5 metros / 15%) = 33,3 metros (dividido pela escala real do mapa).
No ArcView 3 eu tinha uma ferramenta chamada Pegger, onde eu podia pré-definir o gradiente e o ponto inicial e então posicionar o cursor bem à frente na direção que eu queria que a estrada seguisse e clicar. A cada clique, a ferramenta criava um segmento de linha na distância pré-definida encaixando-o na próxima linha de contorno.
No ArcGIS Pro eu posso criar um ponto inicial e uma linha e pressionar o botão "D" e definir um comprimento fixo para o segmento. Então eu posso definir manualmente o fim na próxima linha de contorno, ou provavelmente encaixá-lo, mas para continuar precisarei repetir o procedimento para cada novo segmento de linha.
Alguém conhece uma ferramenta simples que automatize essa tarefa e/ou preferencialmente automatize ainda mais, como encaixar segmentos de linha de comprimento fixo nas linhas de contorno em uma direção específica?