Quantas Gavetas de Tralha Você Tem?
Bill Meehan, Esri
Eu me mudei recentemente para minha casa recém-construída. Como ninho vazio, percebemos que poderíamos reduzir o tamanho. Então optamos por uma casa térrea arrumada de 1200 pés quadrados. No entanto, uma das coisas que queríamos era uma cozinha grande com muito espaço nos armários. O problema foi que, depois de cerca de um mês em nossa nova casa, acabamos com três gavetas de tralha. Então, sempre que descobrimos algo que não conseguimos descobrir onde deveria ser guardado, colocamos em uma das gavetas de tralha. O armazenamento era fácil, a recuperação, nem tanto. Elas estão carregadas com canetas, velas de aniversário, chaves de carros que já foram esmagados há muito tempo, lápis e carregadores de telefone, alguns novos, outros obsoletos.

Foto Cortesia de Cindy Clausen, Esri
Quantas você tem?
Eu criei uma versão digital da gaveta de tralha. Exceto que eu não tenho três gavetas digitais de tralha. Eu tenho centenas, talvez milhares, entupindo meu disco rígido. A solução simples é armazenar essas gavetas digitais de arquivos na nuvem. No entanto, o armazenamento não é o problema. Assim como minhas gavetas de tralha da cozinha, a recuperação é. O outro problema é a duplicação. Aposto que enterrei uma dúzia de pilhas AA em pelo menos duas das minhas gavetas de tralha. No entanto, em vez de procurá-las, compro outro lote de pilhas. Usarei as duas que preciso e guardarei o resto do pacote em uma das gavetas de tralha. Tenho o mesmo problema com minha gaveta digital de tralha.
Imagens Acabam na Gaveta Digital de Tralha
As utilities estão apoiando ativamente muitos dos seus fluxos de trabalho com imagens. Exemplos incluem satélites, drones, ortofotos, malhas 3D, vídeo, Lidar e Phodar. De fato, as imagens suportam muitas iniciativas de gêmeos digitais das utilities. Os fluxos de trabalho para essas imagens complementam as tarefas tradicionais do GIS. Capturar fotos em alta resolução com drones fornece detalhes impressionantes de isoladores danificados, buchas com vazamento e quaisquer falhas que patrulhas aéreas ou terrestres teriam dificuldade para encontrar. As utilities aproveitam imagens pré e pós-tempestade para facilitar a restauração da energia ou analisar deslizamentos e danos causados por incêndios. As imagens frequentemente formam a base para o gerenciamento da vegetação. As utilities adicionam esses dados às camadas tradicionais do GIS para análises espetaculares.
Então, qual é o problema? Os dados das imagens frequentemente acabam na gaveta de tralha. As imagens existem em muitas formas diferentes. As imagens cobrem áreas sobrepostas. Uma vez criada uma imagem, ela fica rapidamente desatualizada. As utilities às vezes armazenam os arquivos de imagem em discos rígidos, DVDs, em arquivos na nuvem, em servidores de arquivos, enfim.
Gerenciamento de Imagens para Salvar o Dia
A situação da gaveta de tralha com imagens é relativamente nova devido à explosão na criação de imagens, variedade e dependência temporal das imagens. A solução para meu problema da gaveta de tralha é organizar toda essa bagunça e jogar fora coisas duplicadas e obsoletas (como carregadores com conectores que já foram substituídos há muito tempo). Depois escolher uma gaveta e colocar somente o que é importante nela. É isso que ArcGIS Image Server faz com as imagens. É um sistema completo para imagens. Pode ser implementado localmente ou na nuvem. Inclui captura da realidade, observações dinâmicas, armazenamento, recuperação e análise. Faz parte do ArcGIS Enterprise, a base para quase todos os GIS das utilities hoje em dia. Uma utility com qualquer GIS decente tem Enterprise. ArcGIS Image Server fornece um sistema distribuído de computação e armazenamento que alimenta o processamento analítico e o fornecimento de grandes coleções de imagens, dados de elevação, rasters e outros dados sensoriados remotamente. Ele gerencia virtualmente qualquer imagem que uma utility tenha hoje e provavelmente precisará no futuro.
A beleza disso é que, assim como meu problema da gaveta de tralha onde a recuperação é a grande questão, ArcGIS Image Server permite aos usuários selecionar uma área necessária. Então, o serviço de imagem coleta todas as imagens, rasters, ortofotos e Lidar e mostra aos usuários o que está contido dentro da área de interesse. Ele até mostra imagens específicas contendo locais pontuais especificados e ativos, como os detalhes de um isolador específico. Nada mais de procurar em sistemas de arquivos ou pior ainda revirar caixas de papelão com DVDs mal rotulados procurando a imagem certa para resolver meu problema.
O Verdadeiro Bônus
ArcGIS Image Server permite montar, processar, analisar e gerenciar grandes coleções sobrepostas e multirresolução de imagens e dados raster provenientes de diferentes sensores, fontes e períodos. Isso mesmo. Você pode juntar toda essa coisa e realizar análises usando ferramentas como machine learning para ver padrões que você nunca conseguiria descobrir sozinho, como onde pequenas árvores podem causar grandes problemas. E veja só: você pode publicar os resultados da sua análise em aplicativos web, desktops e dispositivos móveis. Assim você não precisa guardar essa ótima análise só para você; pode compartilhá-la com todos que precisam dela.
Livre-se da Gaveta de Tralha
O GIS revolucionou o gerenciamento dos mapas das utilities, automatizou dezenas de fluxos de trabalho das utilities e criou uma enorme variedade de análises. No entanto, até o GIS empresarial se tornar comum, o mapeamento das utilities era uma bagunça. As utilities criavam todo tipo de mapa, muitos duplicados, inconsistentes e desatualizados. Hoje em dia o GIS novamente permite às utilities limpar seu problema com imagens usando ferramentas como ArcGIS Image Server.
Para mais informações sobre como as utilities podem usar o poder do GIS clique aqui.