<\/P>
geographic and schematic rail map<\/span><\/span><\/P>Quando você tem dados ferroviários, muitas vezes não é apenas importante manter seus dados GIS no espaço geográfico, mas também é importante poder exibir seus dados em um diagrama esquemático. Muitas organizações ferroviárias mantêm seus dados geográficos em um GIS separado das ferramentas e banco de dados que usam para seus mapas esquemáticos e gráficos de trilhos, com processos e ritmos de edição diferentes. É muito fácil que eles fiquem desatualizados e fora de sincronia.<\/P>
<\/span><\/P>Para criar uma visualização esquemática que faça sentido e seja intuitiva para seus usuários, é necessário um pouco de edição nos seus dados para adicionar os atributos da rede que dizem às ferramentas do diagrama esquemático como esses trilhos se relacionam entre si.<\/P>
<\/span><\/P>Aqui está uma seção da minha ferrovia para a qual quero criar um mapa esquemático.<\/P>Aqui neste Conjunto de Dados de Feição estão as camadas para minhas linhas de trilhos ferroviários e meus dispositivos de chaveamento para controlar o fluxo dos trens pelo sistema. Antes de podermos diagramar nossa rede, precisamos construir uma rede de traçado.<\/P>
<\/span><\/P>Aqui vou usar as novas ferramentas Trace Network que estão incluídas no ArcGIS Pro.<\/P>Antes, se você queria criar mapas de diagramas esquemáticos, precisava usar ArcGIS Utility Network ou ArcGIS Schematics.<\/P>Mas a partir da versão 2.6 em 2020, você recebe esta nova caixa de ferramentas "Trace Network Tools". Com isso, não só posso realizar algumas operações básicas de roteamento, traçado e fluxo, mas também posso usar ferramentas de diagramação para gerar meu mapa esquemático.<\/P>Esta caixa de ferramentas aqui tem tudo que eu preciso.<\/P>
<\/span><\/P>Antes que eu possa avançar muito, preciso criar Atributos de Rede que representem a hierarquia dos trilhos quando chegamos a áreas um pouco mais complicadas, como ramais, loops, desvios, pátios e similares.<\/P>
<\/span><\/P>No mínimo, preciso de classes de feição ponto e polilinha. Para começar pequeno, estou usando uma classe de feição polilinha para trilhos e uma classe de feição ponto para chaves dos trilhos. Trace network precisa que essas duas classes de feição estejam em um Conjunto de Dados de Feição e a partir daí você pode usar a ferramenta Create Trace Network.<\/P>
<\/span><\/P>Quando você arrasta a nova Trace Network para o mapa, obtém algumas camadas de edição da rede de traçado para ajudar a encontrar e resolver erros de topologia.<\/P>
<\/span><\/P>Então seleciono os trilhos que quero diagramar, selecionados aqui em verde-azulado.<\/P>
<\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/><\/> < P > Então , uma vez que seus erros de topologia são resolvidos , e a topologia está limpa , você pode criar um novo diagrama . Então , quando isso for construído , você pode aplicar um modelo de diagrama a ele < / P > < P > A ferramenta Apply Relative Mainline Diagram é especificamente projetada para ferrovias , uma vez aplicada , então você acaba com um diagrama que parece ... < / P > < P > < span class = " lia - inline - image - display - wrapper lia - image - align - inline " image - alt = " Slide24 . JPG " style = " width : 706 px ; " > < img src = " https : / / us . v - cdn . net / 6038851 / uploads / images / 59679iF537EB3F0E96C340 / Slide24 . JPG " width = " 706 " height = " 400 " role = " button " title = " Slide24 . JPG " alt = " Slide24 . JPG " / > < / span > < / P > < P > ... assim . < / P > < P > Porque fizemos um bom trabalho com os atributos da rede , acabamos com um esquema limpo e intuitivamente útil . Claro que o eixo Y está ampliado um pouco para deixar as coisas claras , é importante notar que o eixo X , tanto o trilho quanto a posição das chaves estão todos na escala . Manter o eixo x na escala pode ser importante se você quiser exportar seu diagrama para seu fluxo de trabalho de edição do Track Chart , já que os gráficos dos trilhos normalmente querem manter as distâncias do eixo x na escala . < / P > < P > < span class = " lia - inline - image - display - wrapper lia - image - align - inline " image - alt = " Slide25 . JPG " style = " width : 711 px ; " > < img src = " https : / / us . v - cdn . net / 6038851 / uploads / images / 59680iF5BADD46135DBFB2 / Slide25 . JPG " width = " 711 " height = " 400 " role = " button " title = " Slide25 . JPG " alt = " Slide25 . JPG " / > < / span > < / P > < P > Uma vez que estou satisfeito com o diagrama , posso exportá-lo em suas próprias classes regulares de feição e então aplicar os mesmos pontos de calibração nele , para que eu possa aplicar um Sistema Linear de Referenciamento por Localização nele assim como os dados geográficos . < / P > < P > Se eu quiser , posso até trazer o mapa esquemático para o mesmo mapa . Vimos algumas ferrovias que gostam de trabalhar com os dados geográficos e esquemáticos lado a lado no GIS assim . Você não precisa fazer isso , mas é uma opção se for isso que você quiser . < / P > < P > < span class = " lia - inline - image - display - wrapper lia - image - align - inline " image - alt = " Slide26 . JPG " style = " width : 680 px ; " > < img src = " https : / / us . v - cdn . net / 6038851 / uploads / images / 59681i094C9A44C32AEC93 / Slide26 . JPG " width = " 680 " height = " 400 " role = " button " title = " Slide26 . JPG " alt = " Slide26 . JPG " / > < / span > < / P > < P > Aqui está outro exemplo da aplicação das mesmas ferramentas e técnicas . Desta vez na rede ferroviária do metrô LA Metro transit . Mesma coisa . Convertamos os trilhos e chaves em um esquema , mas mantemos o eixo x na escala . < / P > < P > Se você quiser ver um vídeo passo a passo deste processo , < A title = " Creating Railroad Schematic Maps with ArcGIS " href = " https : //www.youtube.com/watch?v=mwbFujPI6KA target= _blank rel= noopener nofollow noreferrer > confira este vídeo aqui </ A> .< /P> ***2023-09-18: Aqui está um vídeo mais atualizado com informações mais detalhadas .
Me avise nos comentários abaixo se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre isso! Obrigado!<0a>