Fazemos o nosso melhor para automatizar as coisas, mas às vezes você precisa conectar os parâmetros da tecnologia FME com o geoprocessamento Esri por conta própria. ModelBuilder é seu amigo.<\/STRONG><\/P>Aqui está meu exemplo, um processo de ferramenta ETL precisa de ajuda de algumas ferramentas de modelo Calculate Value<\/A>. Vamos ver por quê.<\/P>Modelbuilder fazendo tudo funcionar<\/span><\/span><\/P>Um cliente perguntou como construir uma ferramenta web para alimentar um widget de geoprocessamento Web AppBuilder<\/STRONG>, que precisava funcionar de uma certa maneira. Arquivos Excel<\/STRONG> precisavam ser carregados e dados zipped CSV<\/STRONG> tinham que ser retornados, não apenas um arquivo CSV zipado por arquivo Excel de entrada, mas múltiplos arquivos CSV em cada arquivo zip. Ok.....sem mapa à vista, exatamente o tipo de trabalho que eu gosto!<\/P>Você pode rapidamente criar uma ferramenta Spatial ETL que aplique qualquer lógica de negócio necessária para converter Excel em CSV (os dois tipos de conjuntos de dados não espaciais mais populares no mundo ETL, aliás). Mas, e quanto a compactá-los e retornar o arquivo zip como saída?<\/P>A tecnologia FME tem algumas diferenças paradigmáticas com ArcGIS. <\/STRONG>O FME Workbench tende a trabalhar com o que o mundo Esri considera workspaces - pastas e bancos de dados. Quando você configura uma ferramenta ETL, fornece conjuntos de dados de entrada e saída conforme necessário, mas para o ambiente de geoprocessamento ArcGIS tudo parece um parâmetro de entrada. Como você obtém dados para geoprocessamento posterior ou como resultado em um aplicativo como Pro? A maneira mais simples é com ModelBuilder como parte da ferramenta web.<\/P>Se seu fluxo de trabalho grava em uma geodatabase, coloque sua ferramenta ETL em um modelo e adicione uma ferramenta de modelo Select Data<\/A> para extrair as feições desejadas. Assim, você terá saídas de geoprocessamento disponíveis.<\/P>No meu exemplo tive que ser um pouco mais criativo. O primeiro desafio não foi sobre tipos de parâmetros, mas sim compactar múltiplas saídas CSV por entrada. Muitos formatos na tecnologia FME suportam conversão para arquivo zip.<\/A> A forma de fazer isso com dados CSV é fornecer um nome de arquivo zip como a última parte da "pasta" do conjunto de dados de saída. Aqui está meu workspace da ferramenta ETL:<\/P>Excel para CSV com Feature Type Fanout<\/span><\/span><\/P> <\/P>E aqui está minha "pasta" de saída:<\/P>Caminho da Pasta do Escritor CSV com Caminho do Arquivo Zip<\/span><\/span><\/P> <\/P>Se você olhar atentamente para o workspace verá que eu aciono um feature type fanout<\/A> baseado em um valor atributo - veja que o Nome do Arquivo CSV é uma expressão @Value(Environment)<\/STRONG>. Isso me dá um arquivo CSV único por valor atributo único. Nos parâmetros do escritor especifico um caminho terminando em "Output.zip". Em termos do sistema operacional é um arquivo, mas para o Workbench (e ArcGIS ao chamar a ferramenta ETL) ainda é uma pasta.<\/P>Para fazer tudo funcionar como uma ferramenta web preciso dos tipos corretos de parâmetros ArcGIS, entrada pasta e saída arquivo. Pastas não funcionam como saídas. Também quero especificar uma localização temporária para o arquivo de saída para que o ambiente do trabalho possa ver e retornar os dados. O truque é envolver a ferramenta ETL em um modelo e definir caminhos e tipos de parâmetros explicitamente.<\/STRONG><\/P>As duas ferramentas modelo Calculate Value<\/A> são fundamentais.<\/P>A primeira cria um caminho para arquivo zip na área temporária do trabalho, mas o converte para Pasta:<\/P>Criar Caminho Pasta Temporária Para Arquivo Zip<\/span><\/span><\/P> <\/P>A segunda pega o mesmo caminho e converte para Arquivo:<\/P>Converter Pasta Para Arquivo<\\/span><\\/span><\\/P><\\n<P> <\\/P><\\n<P>Então todos ficam felizes. Posso executar a ferramenta no Pro, ela usa o ambiente temporário local, depois posso compartilhar o resultado como uma ferramenta web e ela usará o ambiente temporário do trabalho do ArcGIS Server em tempo de execução.<\\/P><\\n<P>Recebo meus dados de volta no Pro e uso Web AppBuilder contra a ferramenta web.<\\/P><\\n<P><span class=\\
Modelbuilder fazendo tudo funcionar<\/span><\/span><\/P>Um cliente perguntou como construir uma ferramenta web para alimentar um widget de geoprocessamento Web AppBuilder<\/STRONG>, que precisava funcionar de uma certa maneira. Arquivos Excel<\/STRONG> precisavam ser carregados e dados zipped CSV<\/STRONG> tinham que ser retornados, não apenas um arquivo CSV zipado por arquivo Excel de entrada, mas múltiplos arquivos CSV em cada arquivo zip. Ok.....sem mapa à vista, exatamente o tipo de trabalho que eu gosto!<\/P>Você pode rapidamente criar uma ferramenta Spatial ETL que aplique qualquer lógica de negócio necessária para converter Excel em CSV (os dois tipos de conjuntos de dados não espaciais mais populares no mundo ETL, aliás). Mas, e quanto a compactá-los e retornar o arquivo zip como saída?<\/P>A tecnologia FME tem algumas diferenças paradigmáticas com ArcGIS. <\/STRONG>O FME Workbench tende a trabalhar com o que o mundo Esri considera workspaces - pastas e bancos de dados. Quando você configura uma ferramenta ETL, fornece conjuntos de dados de entrada e saída conforme necessário, mas para o ambiente de geoprocessamento ArcGIS tudo parece um parâmetro de entrada. Como você obtém dados para geoprocessamento posterior ou como resultado em um aplicativo como Pro? A maneira mais simples é com ModelBuilder como parte da ferramenta web.<\/P>Se seu fluxo de trabalho grava em uma geodatabase, coloque sua ferramenta ETL em um modelo e adicione uma ferramenta de modelo
No meu exemplo tive que ser um pouco mais criativo. O primeiro desafio não foi sobre tipos de parâmetros, mas sim compactar múltiplas saídas CSV por entrada. Muitos formatos na tecnologia FME suportam
Excel para CSV com Feature Type Fanout<\/span><\/span><\/P> <\/P>E aqui está minha "pasta" de saída:<\/P>Caminho da Pasta do Escritor CSV com Caminho do Arquivo Zip<\/span><\/span><\/P> <\/P>Se você olhar atentamente para o workspace verá que eu aciono um
A primeira cria um caminho para arquivo zip na área temporária do trabalho, mas o converte para Pasta:<\/P>
Criar Caminho Pasta Temporária Para Arquivo Zip<\/span><\/span><\/P> <\/P>A segunda pega o mesmo caminho e converte para Arquivo:<\/P>Converter Pasta Para Arquivo<\\/span><\\/span><\\/P><\\n<P> <\\/P><\\n<P>Então todos ficam felizes. Posso executar a ferramenta no Pro, ela usa o ambiente temporário local, depois posso compartilhar o resultado como uma ferramenta web e ela usará o ambiente temporário do trabalho do ArcGIS Server em tempo de execução.<\\/P><\\n<P>Recebo meus dados de volta no Pro e uso Web AppBuilder contra a ferramenta web.<\\/P><\\n<P><span class=\\
Membros conectados podem postar, seguir atualizações e mais. Novo aqui? Registre uma conta gratuita.
Find useful guides, FAQs, and documents to help you navigate and make the most of Esri Community.