Extra! Extra! Leia tudo sobre isso! Modelagem Preditiva de Presença Apenas<\/A> (também conhecida como MaxEnt) agora está disponível no ArcGIS 2.9 e eu estou MUITO ANIMADO. Por que isso é importante? Bem, primeiro, é simplesmente muito divertido... Ok, mas falando sério - é empolgante porque existem muitos fenômenos que ocorrem e sabemos onde eles ocorreram, mas não necessariamente onde eles NÃO ocorreram. Como o Pé Grande, por exemplo. (Brincadeira... ou será que não?) Para biólogos da vida selvagem (incluindo aqueles que estudam criptozoologia), botânicos ou outros -ólogos que buscam entender onde algo PODERIA estar... ou mais especificamente, onde as condições podem ocorrer para suportar a presença do referido fenômeno... mas eles só sabem onde ele já<\/EM> existe<\/EM>, a modelagem MaxEnt é extremamente útil. Como funciona? <\/STRONG>Eu não sou matemático, mas se você quiser saber os detalhes técnicos pode ler a documentação<\/A>. Ou você pode marcar a equipe @GeoSpatialAnalysis<\/a> na sua resposta. Haha! Mas aqui está minha versão de como funciona: Digamos que eu tenha uma espécie rara de planta e eu tenha apenas algumas populações conhecidas. Fui encarregado de planejar meu trabalho de campo durante a estação de floração e quero maximizar meu tempo focando buscas em locais onde a espécie PODERIA ocorrer. Talvez eu saiba algumas coisas sobre o que ela parece preferir - uma geologia específica, proximidade a um riacho, uma inclinação não muito íngreme, e OH! talvez algumas características do habitat. Ótimo! Você pode importar todos esses conjuntos de dados subjacentes para o ArcGIS Pro: uma camada de geologia, executar alguma Acumulação de Distância em uma camada de riacho, derivar alguma inclinação e importar alguns dados de cobertura do solo. Além disso, vamos importar nossos dados de presença para nossa espécie de interesse. Agora - vamos executar a ferramenta MaxEnt, que basicamente é pedir para a máquina olhar onde a presença ocorre, considerar os conjuntos de dados subjacentes que podem EXPLICAR por que essa espécie está aqui e não ali, e então pontuar o resto da nossa área de estudo com base em quão próximos encontramos critérios semelhantes que correspondem. Uma pontuação melhor significa que há maior probabilidade das condições certas ocorrerem para que essa espécie também seja encontrada lá. Quais são algumas considerações?<\/STRONG><\/P>Novamente, eu recomendo totalmente ler a documentação para os detalhes, mas resumindo, sempre digo às pessoas que executar essa ferramenta realmente requer que se saiba algo sobre o fenômeno contra o qual você está tentando aplicá-la. Por quê? Porque modelar qualquer coisa - usando MaxEnt ou outro método - requer iteração. Você deve fazer isso algumas vezes. Aqui está um bom exemplo: uma vez executei MaxEnt em uma espécie de salamandra e obtive um resultado REALMENTE BOM na primeira vez que rodei o modelo. MAS... quando olhei realmente para a saída e não apenas para a pontuação, percebi que o modelo havia captado o chamado "viés amostral"... Eu tinha muitos registros perto de ESTRADAS, porque eu parava o caminhão, saía e coletava amostras, encontrando um registro. Então minha primeira execução me disse QUE ESTRADAS SÃO ÓTIMAS PARA SALAMANDRAS! Ops. Tive que remover meu viés amostral através do afinamento (uma ferramenta disponível na Ferramenta de Predição Apenas Presença no ArcGIS Pro) e rodar novamente, depois começar a analisar minhas variáveis explicativas (geologia, inclinação etc.) e me perguntar "Essa camada está ajudando meu modelo?" e decidir se queria mantê-la ou não. É bem fácil fazer isso porque como parte da sua saída você recebe pequenos gráficos de cada uma das suas variáveis explicativas que mostram qual atributo daquela variável importa mais e quanto influencia o modelo. Bem incrível, né? E você pode fazer isso para plantas, animais ou outros tipos de fenômenos! É MUITO FÁCIL e super poderoso e tem muitos casos potenciais de uso (corredores da vida selvagem, estou olhando para VOCÊ!) Para mais informações confira este post no blog<\/A>. <\/P>
This is awesome! When I was working on my master's on Spiraea virginiana, I did some modeling using presence-only data in GIS but felt like it needed much more rigor in order to be able to support conclusions. It's great that ESRI is enhancing the capabilities in the tools to support the need.
@Patesj_dev Where did you go to school?! I was just looking at Spiraea virginiana on Sunday in the Nolichucky. I've actually often pondered using MaxEnt on something related to riverscour. At the time I was working on that (and other) species, the resolution of data wasn't fine enough to answer the questions I was interested in, unfortunately, but I would love to see folks take it up now! Anyway - have fun experimenting with the MaxEnt/POP tool in Pro. I am a big fan.
I love Maxent! (I am using the standalone software and not through Pro, sorry!) I work for a county park agency with rare/threatened habitat. We’re in the process of running hundreds of current and future (2080-2100) climate shift maps to better understand how our natural resources work needs to adapt to preserve endangered species and promote as much biodiversity as possible.
Hi @BRENNEJM we are currently working on a parks and rec campaign and would love to learn more about your work for the county park regarding rare/threatened habitats. Are you pulling the info back into ArcGIS?
@MeganMartinez Yes! We’re pulling in the Maxent predicted probability maps and combining them to determine the highest priority conservation areas. We also restore a lot of prairies and this work might help us adjust our species mix to favor species that will do better in the future climate.
@BRENNEJM thanks for the response! Sounds very cool.
@LittleMissEsri see above regarding prairies restoration work too.
@BRENNEJM I would LOVE to see some of this - is it just analysis or are you all delivering results with Dashboards or anything? You should post about it on the Environment Blog!
Membros conectados podem postar, seguir atualizações e mais. Novo aqui? Registre uma conta gratuita.
Find useful guides, FAQs, and documents to help you navigate and make the most of Esri Community.