Bem-vindo de volta ao Telecom GIS em Cinco Minutos. Nos últimos meses, o termo "Metaverse" se tornou viral ao redor do mundo. E nas últimas semanas e até hoje, muitos anúncios foram feitos por grandes empresas de tecnologia, internet e hardware, sobre como elas vão se posicionar nessa tendência e ajudar a impulsionar o futuro da internet.
Então, neste episódio, eu gostaria de compartilhar algumas das minhas pesquisas e descobertas, qual é a minha opinião pessoal sobre essa revolução de 30 anos, e como Telecom, Geospatial Intelligence e "Digital Twin" podem trabalhar juntos para criar um novo mundo no horizonte.
O termo Metaverse não é algo totalmente novo no mundo da tecnologia. Na verdade, foi introduzido por Neal Stephenson em 1992 em seu romance de ficção científica Snow Crash, onde humanos, como avatares, interagem entre si e com agentes de computador, os NPCs, em um espaço virtual tridimensional que funciona como um mundo real. E vimos muitos filmes e séries da Cultura Pop que retratam a imagem bela ou horripilante desse novo mundo.
O metaverse é uma expansão proposta para as tecnologias existentes da internet. As pessoas acessarão o metaverse através de computadores e smartphones, além de realidade aumentada (AR), realidade mista, realidade virtual (VR) e tecnologias gerais de mundos virtuais.
Mas espere um minuto, você pode pensar que isso está relacionado apenas a jogos ou entretenimento. Bem, você não está 100% errado, mas esses dois são apenas algumas novas formas para as pessoas interagirem e consumirem conteúdo com uma nova experiência imersiva. A chave aqui é como esses conceitos, com o rápido desenvolvimento de hardware, software e tecnologia de rede, moldam e suportam o futuro do mundo dos negócios, atividades industriais e seus estilos de vida pessoais e sociais.
Edge computing e 5G estão atualmente construindo uma base sólida do lado da infraestrutura de rede para fornecer poder de processamento excelente, conectividade de rede ultrarrápida com baixa latência para tornar tudo isso possível. E GIS está na vanguarda ajudando construtores e operadores de rede a acelerar o lançamento da sua NextGen network, desde análise de mercado, design e engenharia até a perspectiva em tempo real do monitoramento da rede.
E porque queremos tornar isso real e proporcionar essa experiência imersiva do mundo real para os usuários, as empresas estão aproveitando diferentes modelos de dados com GIS e motores 3D, como o modelo de informação da paisagem, modelo de informação da cidade ou modelo de informação interna, além de todos os tipos de modelos de informação de ativos para recriar um digital twin do mundo real, que podemos experimentar virtualmente o que está na realidade em formato digital.
Mas eu não acho que o objetivo final do Metaverse deve ser apenas uma experiência unilateral, onde nós como usuários apenas consumimos os dados que nos são fornecidos ou usamos apenas como uma plataforma para conversar com outro ser humano apenas com outro avatar ou aparência virtual. Eu acho que os visionários e tecnólogos estão impulsionando isso por causa do potencial de como interagimos com nosso mundo real através do metaverse.
Como Jack mencionou, GIS é um sistema nervoso inteligente para o planeta. Ele tem servido como sistema de registro, sistema de engajamento e sistema de insights para capturar dados do mundo real, compartilhar dados entre pessoas e encontrar tendências e padrões para nos ajudar a entender melhor o mundo e estar mais preparados quando desastres ocorrem. E com a ajuda da integração de diferentes tipos de sistemas, esses mapas estáticos ou dados de ativos agora ganham vida. Agora podemos trazer o aspecto em tempo real do nosso recurso IoT e aproveitar AI e ML para nos ajudar a prever ou responder a situações específicas, como emergências quando a tomada de decisão precisa ser rápida e precisa.
E é assim que eu vejo essa tendência do Metaverse, com o Metaverse sendo o verdadeiro digital twin do mundo real, e humanos no Universo participando e interagindo dentro dele virtualmente, podendo fazer coisas que só podíamos fazer pessoalmente contra objetos reais e operações reais. Inclinar ou girar uma antena de torre celular, manufatura inteligente com apenas robôs programados e controlados por AI e monitorados por nós. E geospatial sendo uma parte muito importante disso é ligar tudo junto com XYZ no mundo real e também o novo XYZ no Metaverse.
Obrigado pelo seu tempo hoje, continuaremos mostrando mais sobre como isso está sendo feito com GIS para telecom como sempre fazemos.
Enquanto você está aqui, confira também:
ArcGIS: Uma Fundação para Digital Twins - Link
IoT and GIS, Criando o Sistema Nervoso para Digital Twins - Link
Digital Twins Permitem Inovação e Economia - Link
Até a próxima vez, estamos fora.
Junjie Ma | Solutions Engineer | Telecommunications