Olá a todos, e bem-vindos de volta a mais um episódio do Telecom GIS em cinco minutos. No episódio desta semana, eu queria dedicar um tempo para mostrar a vocês algumas maneiras de personalizar sua Página Inicial do ArcGIS online ou do ArcGIS Enterprise Portal e mostrar algumas formas de criar um aplicativo Experience Builder que pode ser usado como essa interface principal do seu portal, que pode fornecer uma experiência um pouco mais personalizada para seus usuários finais.
Então vamos direto ao assunto. Agora, quando você configura o ArcGIS Enterprise pela primeira vez ou faz login na sua organização do ArcGIS online, provavelmente verá uma página inicial padrão muito semelhante com um banner principal estendido pela tela. Agora podemos ver que adicionei alguns mapas e aplicativos comuns que são links aqui na página inicial.
Como consegui adicionar esses links de Map app foi entrando e editando nossa página inicial, o que abre essa interface agradável do construtor. Agora, essa interface do construtor nos permite personalizar o cabeçalho, esses blocos de conteúdo onde temos os mapas base ou nossos mapas e aplicativos usados com frequência, assim como o esquema de cores padrão aqui dentro da nossa página inicial. Embora esse Homepage Builder seja bom, ele ainda pode ser um pouco limitante no conteúdo que podemos apresentar aos nossos usuários finais.
A página inicial do nosso portal também tem esses links aqui no topo, que para muitos usuários da sua organização podem ser demais para eles. Então queremos criar uma experiência mais personalizada que apresente apenas os mapas e aplicativos que eles precisam com informações adicionais para ajudá-los a fazer seu trabalho ou entrar em contato conosco, a equipe GIS, para poder montar os mapas e aplicativos que eles estão procurando. Então quero mostrar um exemplo aqui de um aplicativo Experience Builder que montamos e que pode ser usado em vez daquela página inicial do portal.
Então este aplicativo Experience Builder é agora nosso destino para os usuários finais. Quando eles acessam esta URL e fazem login, podemos ver que a identidade do usuário é mostrada e eles estão logados neste aplicativo. E agora temos uma marca adicional, links e acesso a mapas e aplicativos diretamente dentro deste aplicativo Experience Builder.
Diferente da Página Inicial do Portal, podemos pegar alguns dos mapas e aplicativos comuns e incorporá-los diretamente nesta página inicial. Temos aqui um aplicativo visualizador, um exemplo de pegar um aplicativo dashboard e também incorporá-lo no Experience Builder. E então, ao rolarmos para baixo nesta página do aplicativo, agora podemos ver outros aplicativos de relatório e dashboards que resumem informações sobre nossas redes, análise de mercado e outros dados GIS que residem dentro do nosso portal. Então em vez de fornecer links para mapas e aplicativos na Página Inicial, agora temos esses aplicativos facilmente acessíveis através desta página inicial alternativa.
Agora, além de fornecer esses apps em destaque ou nossos mapas e apps comuns incorporados diretamente aqui. Usando o Experience Builder, podemos criar essas páginas diferentes. Então neste exemplo, criamos uma página para apps adicionais que puxa os grupos dentro deste portal. Então se eu estiver logado como alguém do atendimento ao cliente, só verei o grupo de atendimento ao cliente aqui. E desse grupo posso agora acessar quaisquer mapas e apps adicionais que foram compartilhados comigo.
Então mais uma vez, em vez de estar limitado ao número de mapas ou apps na página inicial, agora podemos expandir o número de mapas e apps e dar aos nossos usuários finais uma experiência mais personalizada.
Agora dentro deste app Experience Builder, também adicionamos uma opção aqui para dar aos nossos usuários finais a capacidade de criar um mapa.
De forma semelhante à página inicial e à aba Webmap, que leva você ao Webmap, pegamos o visualizador Webmap e o incorporamos diretamente no Experience Builder. Então se eu for um usuário final e quiser começar a explorar dados que estão sendo mantidos e compartilhados neste portal, podemos entrar aqui e começar a adicionar essas camadas que residem dentro do nosso portal e fazer algum mapeamento self-service, adicionando nossas próprias camadas autoritativas ao mapa, fazendo algumas análises, criando nossos Web maps e sendo um pouco mais autossuficientes.
Mas ainda estamos limitando a quantidade de recursos avançados que nossos usuários finais têm dentro dessa experiência personalizada do portal.
Agora outro desafio comum que vemos nas organizações com as quais trabalhamos é conseguir compartilhar informações GIS com outras equipes e por informações GIS quero dizer como entrar em contato com a equipe GIS, quais licenças ArcGIS estão disponíveis para outras equipes usarem, e se essas outras equipes tiverem algum problema técnico, quem elas devem contatar? Então outra coisa boa sobre esta página inicial personalizada usando Experience Builder é que podemos fornecer informações adicionais nesta página web. Aqui temos uma aba para Implantação e Uso do ArcGIS que explica algumas informações adicionais.
Se um usuário estiver interessado em usar o ArcGIS Pro ou talvez configurar suas próprias licenças ArcGIS enterprise, o que ele precisa fazer e como entrar em contato com a equipe GIS ou com essas licenças? Outra aba aqui para treinamento e suporte, onde você pode oferecer e fornecer informações adicionais sobre como os usuários finais e diferentes equipes podem acessar treinamentos disponíveis ou fornecer o número 1-800 e o site Esri.com para registrar casos de suporte técnico e resolver quaisquer problemas técnicos que os usuários finais possam ter, além de fornecer mais informações sobre meu Esri, como os usuários finais podem se inscrever no meu Esri, como podem baixar suas próprias licenças ou solicitar acesso às licenças.
Então todas essas são ótimas informações das quais tenho certeza que vocês no lado GIS já receberam perguntas semelhantes de diferentes equipes da sua organização pedindo esses detalhes. Então aproveitando essa estrutura Experience Builder você pode agora compartilhar e expor muitas dessas informações aos usuários finais que você atende na sua organização.
Agora a última coisa que quero mostrar aqui é apenas a configuração do Experience Builder. Aqui podemos ver que criei meio que este template, e dentro deste template incorporamos nossos aplicativos e botões e hyperlinks, configuramos links para diferentes páginas. O Experience Builder permite criar essas páginas web muito interativas e dinâmicas junto com construir seus tradicionais apps Web GIS. Então encorajo todos vocês a darem uma olhada no Experience Builder. E se a página inicial do Portal não for suficiente para seus usuários finais e você quiser criar uma experiência mais personalizada, este é um ótimo aplicativo para considerar para ajudar a resolver alguns desses desafios.
Então obrigado a todos por assistirem ao episódio desta semana. Se tiverem alguma dúvida sobre como montei isso ou quiserem que compartilhemos um template disso para uso na sua organização, sintam-se à vontade para comentar neste post ou entrar em contato conosco, assim podemos enviar esse template do Experience Builder pra vocês. Até a próxima vez estamos por aqui.
-Patrick Huls