Na Conferência de Usuários Esri 2021, uma 'trilha' muito popular foi o ArcGIS Field Maps, se você perdeu as sessões pode se atualizar aqui. Claro que existem capacidades ricas de automação em produtos como Workflow Manager e soluções de parceiros Esri, mas vou mostrar como criar sua própria automação sem código que conecta sistemas externos com Field Maps usando ArcGIS Data Interoperability. O cenário que tenho em mente é que você tem um aplicativo externo que emite eventos de dados e precisa enviar trabalhos de campo para cada (ou eventos selecionados). Meu exemplo pega chamadas de serviço 311 vindas de um site Socrata que atualiza a cada hora, mas outra fonte que ouço regularmente é Salesforce. Há um grande número de aplicativos web que estão no escopo do Data Interoperability.
Primeiro, as capturas de tela obrigatórias da ação ao vivo no meu telefone mostrando o recebimento do trabalho e a resposta do field map:
Um trabalho chegando no Microsoft Teams Mobile:

Field Maps Mobile aberto a partir do link do mapa:

Agora não vou repetir os detalhes aqui, mas usando o padrão que descrevi em este post anterior, você configuraria a automação da orquestração dos trabalhos a partir do seu ambiente Pro ou (preferencialmente) Enterprise para rodar em uma programação.
Existem dois pré-requisitos necessários para a automação:
- Um Field Map com um serviço de feição hospedado editável como destino.
- Uma Spatial ETL Tool que processe os eventos recebidos e envie os trabalhos.
Eu reutilizei o feed Socrata do post que mencionei acima para meus dados do field map. O mapa web contendo essa camada eu configurei para atualizar a cada 1 minuto pois poderíamos estar trabalhando quase em tempo real no campo. A ferramenta ETL está no download do blog, mas aqui está uma captura de tela:
Workbench
A ferramenta lê o feed 311 (você pode estar lendo qualquer coisa) e sincroniza o estado dos dados com um serviço de feição hospedado. Então as feições inseridas (ou seja, novas) acionam uma postagem para um webhook de canal Microsoft Teams (você terá sua própria lógica de negócios sobre quais eventos de dados acionam qual resposta do field map). Incluo também uma opção de email, que está desabilitada na imagem acima. Você pode usar várias opções de mensagens disponíveis no Data Interoperability. Tudo depende da construção de um link do mapa conforme as regras em este tópico na entrada dos links do field map.
Divulgação completa, esta é minha primeira incursão no ArcGIS Field Maps (isso pode ser aparente para veteranos). Vou deixar você ler o tópico passo a passo sobre construção e configuração do field map. No entanto, acho que mostrei uma maneira simples, sem código, para automatizar a orquestração dos trabalhos de campo que pode ajudar você ao trabalhar com sistemas externos que podem ser aproveitados usando ArcGIS Data Interoperability.