Olá,
Espero que alguém possa me ajudar com um aspecto da minha dissertação de mestrado. Estou investigando a distribuição espacial da ocorrência de atividade ilegal (caça furtiva, desmatamento, invasão, etc.) em uma reserva florestal na Nigéria. Quero estabelecer um modelo de risco baseado nas seguintes suposições:
Variável | Critério | Resultado do Risco |
Cobertura florestal | Se a cobertura florestal = baixa | 0 |
Se a cobertura florestal = moderada | 1 |
Se a cobertura florestal = alta | 2 |
Rio | Se o rio mais próximo > 2km | 0 |
Se o rio mais próximo 64 2km | 1 |
Estrada | Se a estrada mais próxima > 2km | 0 |
Se a estrada mais próxima 64 2km | 1 |
Comunidade | Se a comunidade mais próxima > 2km | 0 |
Se a comunidade mais próxima 64 2km | 1 |
Posto de guarda florestal | Se o posto de guarda florestal 64 4km | 0 |
Se o posto de guarda florestal > 4km | 1 |
onde a soma dos resultados do risco é igual a um valor total de risco para um dado ponto no mapa.
Meu objetivo geral é criar algo assim:

Estou aprendendo QGIS pela primeira vez, então tenho tido dificuldades com alguns métodos. Até agora, tentei usar o plugin semi-automatic classification para classificar a cobertura florestal nas três classes (baixa, moderada, alta), mas encontrei uma mensagem de erro em python toda vez. Agora consegui chegar a isto:

013;No entanto, não há tabela de atributos e não tenho certeza do que os valores da simbologia representam.
Minha primeira pergunta e9: (a) como agrupar esses valores de simbologia em três classes e (b) é possível classificar definitivamente os pixels com base nesses valores para uso em um modelo?
Sugeste3o segunda: como posso abordar o estabelecimento de um modelo de risco baseado nas suposições que descrevi? Alguém conhece algum plugin ou método amigável onde eu possa definir valores específicos de risco para cada área?
Consegui fazer buffers com facilidade, mas percebi que isso não ajuda no que quero fazer porque há uma quantidade confusa de sobreposição. Também não ajuda para a classificação da cobertura florestal.
Como disse, sou bastante novo nisso, mas já experimentei alguns métodos e não tive sucesso. Agradeceria muito qualquer conselho!
Muito obrigado antecipadamente.