Antes de atualizar para Sharepoint 2013, eu conseguia fazer uma conexão de banco de dados com nosso Sharepoint SQL Server e os dados contidos na tabela AllUserData estavam disponíveis. Infelizmente, o Sharepoint 2013 utiliza Sparse Columns ou Column Sets. A coluna sparse (tp_ColumnSet) pode ser visualizada no SQL Server Management Studio como uma coluna XML. No ArcMap ou ArcCatalog, as colunas (bit1, datetime1, int1, nvarchar1 etc...) são criadas corretamente a partir do campo tp_ColumnSet. O problema, no entanto, ocorre quando mais de um campo está contido em tp_ColumnSet. A tabela é exibida corretamente até a primeira entrada com duas ou mais colunas, caso em que o seguinte erro é exibido:

Os dados não podem ser baixados localmente para manipular a coluna XML pois os dados estão sendo atualizados continuamente. Eu estava me perguntando se existe alguma solução alternativa para direcionar a coluna tp_ColumnSet para analisar corretamente os dados contidos mesmo com duas ou mais colunas presentes.